Publicidade
Manaus
Manifestação

Aprovados no concurso da Susam prometem fazer protesto nesta terça-feira (04)

Ato está programado para começar às 7h, na frente da sede do órgão, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul 03/07/2017 às 14:18
Show 1168683
(Foto: Clóvis Miranda/Arquivo AC)
Silane Souza Manaus (AM)

Candidatos aprovados no concurso público da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) em 2014, pretendem realizar uma manifestação nesta terça-feira (04), para reivindicar a convocação das fundações que está pendente, bem como a convocação geral e interior. Eles prometem ainda montar acampamento caso não haja uma resposta concreta. O ato está programado para começar às 7h, na frente da sede do órgão, na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul.

De acordo com assistente social Lidiane Ferreira Candido, membro da Comissão dos Concursados, 3.183 candidatos aprovados no concurso de 2014 ainda aguardam convocação, sendo 891 só das fundações de saúde. “A convocação feita em maio não contemplou os candidatos aprovados para trabalhar nas fundações do Estado como havia sido prometido. A Susam informou que iria acontecer uma convocação exclusiva para esses concursados até dia 15 de maio, mas não ocorreu”.

Além de exigir essa convocação, os manifestantes também pedirão que se cumpra a convocação prevista para o mês de agosto dos classificados da capital e interior do Estado. “São duas convocações, uma pendente, que ainda não foi cumprida, e outra que ainda está dentro do prazo, mas não sabemos se vai ocorrer, visto que já existe uma pendente”, relatou Lidiane, destacando que desde a última manifestação, no mês passado, o Governo do Amazonas ainda não se pronunciou.

“Por isso iremos amanhã fazer um protesto e em seguida iniciar a montagem das barracas e tendas para acampar em frente à Susam até um pronunciamento oficial sobre nossa convocação. Esta é uma que temos para mostrar aos governantes que não vamos desistir enquanto eles não fazerem valer nossos direitos”, afirmou. “O governo prefere ficar com as terceirizadas, continua renovando e realizando novos contratos com empresas a fazer nossa convocação. Não vamos admitir isso”, completou Lidiane.

Quatro convocações

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que já realizou quatro convocações de aprovados no concurso público realizado pelo órgão em 2014. Do total de aprovados foram convocados 6.269 candidatos, tanto para a capital quanto para os municípios do interior do estado.

“O concurso está dentro dos prazos legais estabelecidos por lei e tem vigência até abril de 2019, conforme portaria de prorrogação publicada no dia 23 de março de 2017, no Diário Oficial do Estado (DOE). Dentro do prazo legal, todos os aprovados serão convocados”, disse em nota.

Publicidade
Publicidade