Publicidade
Manaus
mudanças

‘Aquilo que falhou, vamos corrigir’, afirma novo responsável pela Seap

Cleitman Coelho foi oficialmente apresentado e disse que investimento em novos presídios e contratações será fundamental para melhoria do sistema prisional no AM 13/01/2017 às 16:04 - Atualizado em 13/01/2017 às 16:13
Show whatsapp image 2017 01 13 at 15.46.26
Cleitman foi anunciado hoje como novo secretário de Administração Penitenciária (Foto: Rita Ferreira)
Rita Ferreira Manaus (AM)

Cleitman Rabelo foi apresentado como novo secretário da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), na tarde desta sexta-feira (13), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. 

O tenente-coronel assume no lugar de Pedro Florêncio, que estava à frente da pasta desde outubro de 2005 e que pediu exoneração do cargo. O estado enfrenta uma grande crise no sistema penitenciário, cujo estopim foi o massacre e fuga em massa ocorridos no primeiro dia deste ano no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). 

De acordo com o novo secretário, os trabalhos iniciados pelo antigo gestor que deram certo serão mantidos, mas a palavra de ordem a partir de agora passa a ser disciplina.

"Aquilo que falhou nós vamos com muito cuidado, muita cautela corrigir. Aquilo que precisa mudar é investimento e o Governo do Estado já está nos atendendo. Anunciou a construção de novos presídios, contratação de pessoal e treinamento", disse. 

Também presente na coletiva de imprensa realizada esta tarde, o secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Sérgio Fontes, comentou o aumento no número de presos que fugiram do Compaj e Ipat - que era 184 e agora é 225 foragidos. 

"Nós trabalhamos com a contagem que a Seap nos deu. Ao que me consta foi feita uma primeira triagem pela Umanizzare e na segunda triagem pela Polícia Militar deu essa diferença a mais. Nós não nos intimidamos, o trabalho continua", afirmou o secretário. 

Segundo Fontes todos os policiais que estavam em tarefas administrativas não essenciais estão sendo colocados na rua para agilizar a captura dos fugitivos. 

Novo Secretário

O tenente-coronel Cleitman Rabelo era o comandante do Policiamento Especializado. Possui formação na academia de Polícia do Ceará, tem pós-graduação em gestão e direito de trânsito, especialização em choque, policiamento comunitário e tiro tático. 

Rabelo também já coordenou os comandos de Policiamento de Área Norte (CPA-Norte) e Leste (CPA-Leste) e foi diretor de trânsito do Manaustrans entre 2009 e 2012 na gestão do prefeito Amazonino Mendes.

Publicidade
Publicidade