Publicidade
Manaus
Manaus

Arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani recebe título de 'Cidadão Amazonense' na ALEAM

O deputado José Ricardo, autor da sessão especial explicou que a assembleia também tem este trabalho de reconhecer as pessoas que vem de fora do estado e que se dedicam ao trabalho e sua vida ao Amazonas 13/08/2015 às 15:28
Show 1
A cerimônia de entrega ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, recebeu na manhã de hoje (13) o título de ‘Cidadão Amazonense’ em sessão especial de autoria do deputado José Ricardo. O evento ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), localizado no Parque Dez de Dezembro, Zona Centro-Sul.

O deputado explicou que a assembleia também tem este trabalho de reconhecer as pessoas que vem de fora do estado e que se dedicam ao trabalho e sua vida ao Amazonas.

“Desde jovem, nosso atual arcebispo tem dedicado a sua vida para região norte. Veio como missionário para Tefé, e dedicou-se seu trabalho também para os municípios mais próximos, acompanhando a vida, orientando as comunidades cristãs e agora recente está em Manaus”, disse.

A escolha do título ao arcebispo, segundo o deputado vai além de um serviço pastoral. “Com tanto desafios e com um conjunto de preocupações com a população, este sim é um reconhecimento que damos a uma atitude de um cidadão, que se dedica, olha e se doa, e por isso que dedicamos este título a dom Sérgio”, explicou.

Dom Sérgio resumiu o reconhecimento em três palavras: emoção, gratidão e compromisso. “A emoção porque minha vida foi toda da Amazônia convivi desde novo nos municípios da região norte e conheci outra realidade. A gratidão, pois aqui tive adiquiri muitos conhecimentos, tanto pessoal como também da igreja, e eu sou um homem de igreja tudo que eu fiz foi por causa da igreja, enviado por ela e meu compromisso é de lutar pela razão dos excluídos e tenho tentado fazer isso e agradeço de coração pelo reconhecimento”, detalhou.

DADOS

Dom Sérgio Castriani nasceu em 1954, em Regente Feijó (SP), e sua Ordenação Presbiteral foi em 1978, em São Paulo. Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI também na capital paulista.

O novo arcebispo de Manaus chegou à Amazônia há 34 anos, no dia 15 de março de 1979, na cidade de Feijó (AC). Há 14 anos, iniciou seu trabalho missionário em Tefé (AM), onde foi ordenado bispo no dia 9 de agosto de 1998. E no dia 12 de dezembro de 2012, foi nomeado arcebispo de Manaus, tomando posse no dia 23 de fevereiro de 2013.

Dentre as suas principais atividades antes do episcopado, destacam-se: vigário paroquial e pároco (Feijó/AC); assessor da Pastoral da Juventude, professor e vigário em São Paulo; diretor da Casa de Filosofia CSSp (SP); ecônomo provincial; e conselheiro geral do CSSp.

Como bispo de Tefé, atuou como secretário da Região Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intersclesial por dois mandatos (2003 a 2011). Atualmente, faz parte da Comissão Episcopal para a Amazônia. Seu lema episcopal é “Habitou entre nós”.

Publicidade
Publicidade