Publicidade
Manaus
MULTIDÃO

Arena da Amazônia vai reunir cerca de 40 mil pessoas para formandos da Uninorte

No total, 2.260 alunos de 49 cursos de graduação vão receber o diploma de nível superior na colação de grau. Segundo organização, estrutura usada será semelhante à usada na Copa do Mundo e Olimpíadas 17/03/2017 às 09:24
Show formatura
Mais de 2 mil formandos e convidados participarão de evento acadêmico (Foto: Divulgação)
Lídia Ferreira Manaus (AM)

Hoje será a primeira vez que a empregada doméstica Maria Dorolene de Souza Picanço entrará na Arena da Amazônia para um evento. Ela é uma das 30 mil convidadas da Mega Formatura realizada pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte Laureate) e vai por um motivo mais do que especial: entregar o diploma ao filho Erlando Custódio, 25, graduando em engenharia mecânica.

A ansiedade é grande e Maria Dorolone já teve um aperitivo do que vai viver hoje. Ela participou de um ensaio e uma gravação de um vídeo ao lado do filho. “Passamos muitas dificuldades. Eu fiquei desempregado, perdi a minha bolsa de estudos. Com um salário mínimo ela conseguiu pagar o curso para eu não desistir, vai ser muita emoção”, conta Erlando.

Praticamente todos os 15 convidados dele vão entrar pela primeira vez na Arena. “Quase ninguém da minha família conhece a Arena. Será um momento muito especial por ser a minha formatura e por ser em um cartão postal da cidade”, comenta.

É também a primeira vez que a Arena da Amazônia é sede de um evento acadêmico para quase 40 mil pessoas, entre estudantes, professores e trabalhadores. No total, 2.260 alunos de 49 cursos de graduações vão receber o diploma de nível superior na colação de grau, com início marcado para as 17h.

“Nos inspiramos em um padrão norte-americano de formatura, porque a Uninorte é Laureate, uma universidade norte-americana. Nossa proposta é transformar essa cultura local de formar por turma e transformar essa data tão importante na vida de uma pessoa em um mega evento”, diz o reitor Geraldo Harb.

Convidados

De acordo com ele, cada alunos recebeu 15 convites para serem distribuídos e, com isso, a estimativa de público é de quase 40 mil pessoas. Nos bastidores, 700 trabalhadores irão participar da organização da noite de colação. Enfermaria, policiamento, primeiros socorros e Bombeiros fazem parte do projeto.

“Vamos usar profissionais e uma estrutura semelhante à utilizada na Copa do Mundo e Olimpíadas”, destaca Geraldo Harb.

Festa

Além da entrega do diploma e do juramento dos novos profissionais, a noite contará com atrações musicais. A primeira delas é a Orquestra Amazonas Filarmônica ao longo da cerimônia. Na sequência haverá a banda Orion e apresentação dos bumbás Garantido e Caprichoso, com presença dos levantadores oficial, Sebastião Júnior e David Assayag, respectivamente.

“A Arena foi escolhida por ser um símbolo da cidade e por ter uma estrutura capaz de comportar a quantidade de pessoas de maneira confortável”, afirma o reitor.

Nove novos cursos são ofertados

Este ano, a Uninorte incluiu nove novos cursos de graduação em sua grade curricular. No total, a faculdade conta com 60 cursos de ensino superior, totalizando 27 mil estudantes e 544 docentes.

O CEO da UniNorte, Marcelo Medeiros, também enfatiza a missão da UniNorte para Manaus “Hoje, sem dúvida, somos o maior centro universitário do Estado e, o que é melhor, com altos índices de empregabilidade para os nossos alunos. O momento da colação de grau é importante tanto para nós, como instituição de ensino, quanto para o formando. É o símbolo máximo de que estamos no caminho certo”, destaca Medeiros, ressaltando que todo o cuidado com acessibilidade e segurança está sendo administrado com total atenção.

Publicidade
Publicidade