Quinta-feira, 27 de Janeiro de 2022
Nossa Senhora da Conceição

Arquidiocese de Manaus celebrará missa campal em homenagem à padroeira do Amazonas

As celebrações em homenagem à santa começam a partir de 7h com uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros.



show_padro1_A37757BF-92E8-429D-B292-1F20FF2DFF3A.jpg Foto: Arquivo AC
07/12/2021 às 20:52

Sem a tradicional procissão, o feriado desta quarta-feira (8), Dia de Nossa Senhora da Conceição, terá missa campal e trasladação da imagem pelas ruas da capital. Missas, concerto e ofício também estão na programação a ser realizada na Catedral Metropolitana de Manaus, localizada no Centro da cidade. Para acessar o local será obrigatório o uso de máscara e apresentação de certificado de vacinação.

Nossa Senhora da Conceição é considerada a padroeira de Manaus e do Amazonas. As celebrações em homenagem à santa começam a partir de 7h com uma missa presidida pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom Tadeu Canavarros. Às 8h, começa a trasladação da imagem, que sairá do distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba, em direção à Igreja Matriz, em Manaus. 



Ás 9h, outra missa será celebrada na catedral, desta vez, pelo bispo auxiliar de Manaus, Dom José Albuquerque. Às 10h, acontece o concerto Ave Maria, com o tenor Josenor Rocha. Em seguida, terá a acolhida da imagem, que está prevista para chegar à igreja por volta de 11h. 

A partir das 12h, será realizada a terceira missa, presidida por Dom Mário Pasqualotoo e Padre Hudson. Às 15h, será rezado o Ofício de Nossa Senhora, e às 17h inicia a missa campal, presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da capital. 

Segundo informações da arquidiocese de Manaus, para acolhida dos fiéis terão cinco mil cadeiras em área delimitada, com entrada principal pela rua Saldanha Marinho, passando pela rua Henrique Martins, e palco no cruzamento da avenida Eduardo Ribeiro com a Sete de Setembro. 

Neste ano, a Festa da Imaculada Conceição tem como tema ‘Com Maria somos sal da terra e luz do mundo’, e como lema ‘Faça-se em mim segundo a vossa palavra’. “Cheguem com antecipação para a missa campal, e leve uma flor para ofertar a Nossa Senhora”, recomendou a arquidiocese.
 

Confira todo trajeto da trasladação da imagem:

1 – Saída: Igreja de Nossa Senhora Aparecida do Cacau Pirêra, Rodovia Manuel Urbano, AM-070, no Distrito do Cacau Pirêra em Iranduba.
2 – Acesso a direira no sentido do posto de gasolina, do cruzamento da rodovia AM-070 com o acesso a Ponte Rio Negro, em direção ao Porto do Brito, Ilha do Camaleão e a Ponte Rio Negro.
3 – Continuação virando a direita pela Ilha do Camaleão, na via de aceso a Ponte Rio Negro.
4 – Travessia sobre a Ponte Rio Negro, em direção ao bairro Compensa, Manaus.
5 – Acesso normal no início da Ponte, seguindo pela Av. Cel. Ciryllo Neves.
 6 – Dobrar a direita na terceira rua, Rua T6, rua do SPA Joventina Dias, na Compensa.
7 – Seguir até a Av. Oscar Borel, antiga São Pedro, acessar dobrando a direita, no sentido da Feira da Compensa.
 8 – Após a Feira da Compensa, acessar a direita na Av. Brasil, após o cruzamento.
9 – Seguir na Av. Brasil, no sentido bairro – centro.
10 – Já chegando no bairro Santo Antônio, dobrar a direita na Rua Padre Francisco, rua da Igreja de Santo Antônio.
11 – Fazer uma parada, em frente a igreja de Santo Antônio, de cinco minutos para uma oração.
 12 – Seguir até o final da rua e dobrar a esquerda na rua Comendador Vicente Cruz.
 13 – Seguir em frente até chegar e dobrar a direita na Rua Rio Branco.
14 – Seguir direto, passando do bairro Santo Antônio para o bairro São Raimundo.
15 – Passar em frente a sede social do Clube de Futebol do São Raimundo.
16 – No final da rua, fazer a curva obrigatória a esquerda e seguir pela Rua Virgílio Ramos, até acessar a praça Ismael Benígno, da Igreja de São Raimundo.
 17 – fazer uma parada de cinco minutos, em frente a igreja de São Raimundo, para uma oração.
18 – Fazer o contorno pela praça Ismael Benígno, dobrando a esquerda no SPA do São Raimundo, acessando a Rua Cinco de Setembro.
19 – Seguir em frente e dobrar a direita na Av. Presidente Dutra, ou Rua Rêgo Barros, até a praça da Glória.
20 – Ao chegar na quadra de esportes, prever uma parada de cinco minutos em frente Igreja de Nossa Senhora da Glória, para oração.
21 – Seguir na Av. Presidente Dutra, até a ponte sobre o Igarapé do São Raimundo, no sentido bairro-centro.
22 – Após a ponte, já na Av. Caco Caminha ou Av. Boulevar Alvaro Maia, seguir direto atá o viaduto e passar por cima, cruzando a Constantino Nery, na direção do cemitério São João Batista.
 23 – Em frente ao cemitério São João Batista e Hospital Universitário Getúlio Vargas, fazer o retorno e voltar em direção a Av. Djalma Batista.
24 – Ao chegar na Av. Djalma Batista, dobrar a direita e seguir no sentido centro-bairro.
25 – Seguir direto até próximo ao Posto 700, dobrar a direita antes do posto, na Rua Cuiabá, bairro Nossa Senhora das Graças, antigo Beco do Macedo.
26 – Seguir direto até o final da rua Cuiabá, acessar a direita a Rua Libertador, bairro Nossa Senhora das Graças, antigo Beco do Macedo.
 27 – Seguir em frente e prever uma parada de cinco minutos em frente a Igreja de Nossa Senhora das Graças.
28 – Logo após a Igreja, dobrar a esquerda na pequena e estreita Rua Brasil, que mais adiante fica bastante larga e em seguida passa pelo antigo campo de futebol Parque Amazonense e no final pelo 22º DIP.
29 – No final da rua Brasil, retornar dobrando a direita, para a Rua Libertador, seguindo até a rua Maceió.
30 – Após acessar a rua Maceió, passando pela Caixa D’dágua ou Reservatório do Mocó, Praça Chile e lateral do Cemitério São João Batista, seguir em frente no sentido bairro centro.
31 – Cruzar a Av. Boulevar Alvaro Maia e seguir direto, descendo pela Rua Major Gabriel, bairro Praça 14.
32 – Dobrar a esquerda na rua Tarumã e prever uma parada de cinco minutos em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, para uma oração.
33 – Seguir pela rua Tarumã e dobrar adireita na Rua Visconde de Porto Alegre, seguindo até a esquina da Rua Ramos Ferreira, no bairro Praça 14, prever uma parada de cinco minutos, defronte ao Santuário São José, da Visconde, para uma oração.
34 – Dobrar a direita na Rua Ramos Ferreira e seguir direto, no sentido bairro centro, até o bairro Aparecida.
35 – Já no bairro Aparecida, seguindo pela Rua Ramos Ferreira, até o final da rua, dobrar a esquerda, na Rua Wilkens de Matos e depois a esquerda novamente, na Rua Alexandre Amorim, no bairro Aparecida.
36 – Prever uma parada de cinco minutos em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, para uma oração.
37 – Seguir pela Rua Alexandre Amorim, dobrar a direita na Rua Epaminondas e depois Rua da Instalação, seguir direto passando pelo Colégio Militar, fazer uma parada de cinco minutos em frente a praça e Igreja de Dom Bosco, para uma oração.
38 – Dobrar a esquerda na Av. Sete de Setembro ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
39 – Dobrar a direita na Av. Eduardo Ribeiro e seguir até o Relógio Municipal, parando ao lado da Feira de Solidariedade da Cáritas Arquidiocesana.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.