Publicidade
Manaus
DESCANSO

Arsam estima saída de 40 mil passageiros durante feriado prolongado

O fluxo de carros no Porto do Ceasa, Manaus Moderna e na avenida Torquato Tapajós foi intenso desde as primeiras horas da manhã de hoje 15/11/2018 às 13:44 - Atualizado em 15/11/2018 às 14:31
Show sa da agora caaea4f3 6ac9 46a5 b9e8 a3105eec2562
Residentes da cidade começaram a sair de Manaus no feriado de Proclamação da República (Foto: Jair Araújo)
Álik Menezes Manaus (AM)

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) estima que 40 mil pessoas devem deixar a cidade usando o transporte intermunicipal coletivo no feriadão prolongado, que começou nesta quinta-feira (15) e segue até a próxima terça-feira (21). O fluxo de carros nas principais saídas de Manaus foi intenso desde as primeiras horas de hoje.

No Porto da Ceasa, os motoristas aguardavam cerca de 10 minutos numa fila para entrar em uma das balsas que faz a travessia de Manaus para o município de Careiro Castanho.

O autônomo Carlos Leandro da Silva, de 45 anos, aguardava na fila com familiares. Há quatro anos a família não perde um feriadão prolongado. Eles arrumam as malas e vão para o sítio, na comunidade Puru Puru, no município de Autazes. “É um refugio. A gente sente a necessidade de sair da cidade, da nossa rotina agitada, de toda a loucura da cidade, a gente precisa desacelerar de descansar. Lá é o nosso refugio”, disse.

Na Manaus Moderna, o movimento de saída de embarcações também era grande na manhã de ontem.  Na Barreira Policial, na avenida Torquato Tapajós, que dá acesso a BR-174 e AM 010, o fluxo de veículo não era intenso por volta das 10h30, mas, segundo os policias militares que fazem abordagens, no início da manhã o trânsito era grande no local.

Órgãos fiscalizam

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos (Arsam) começou a fazer fiscalização dos coletivos e segue fiscalizando até o feriado de terça-feira, Consciência Negra. Segundo a agência, com a operação “Proclamação da República”, em parceria com a Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito e Polícia Rodoviária Federal, as ações de abordagens estão sendo intensificadas nas principais saídas da capital.

Conforme a Arsam, mais de 50 agentes estão monitorando o cumprimento de horários de saídas e gratuidades, estado de conservação dos veículos, lotação, cintos de segurança, pneu, para-brisas.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) também está intensificando as fiscalizações de trânsito e as blitz da Lei Seca na capital amazonense e nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. Durante o feriado prolongado, segundo o órgão, as blitzs terão como foco a alcoolemia e outras infrações, com objetivo de prevenir ainda mais o número de acidentes. As atuações acontecerão em horários distintos, com equipes com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BapTran).

Publicidade
Publicidade