Arte e cultura

Arte na Amazônia: residência artística abre inscrições

O projeto "Plataforma Ribanceira: Visualidades Amazônidas" abre inscrições para artistas-criadores de 22/01 à 31/01, com ajuda de custo para artistas negros, indígenas e travestis amazônidas

Portal A Crítica
27/01/2022 às 16:09.
Atualizado em 08/03/2022 às 15:58

(Foto: Divulgação)

Iniciativa de artistas manauaras, a Plataforma Ribanceira visa criar redes de estudos e de produção nas mais diversas linguagens das artes visuais por artistas amazônidas da contemporaneidade. As inscrições poderão ser feitas pelo link https://bit.ly/PlataformaRibanceira com a submissão de portfólio e carta de interesse. 

Ao longo dos meses de fevereiro e março, os artistas estarão imersos em referências da região norte dialogando sobre as criações artísticas na Amazônia. A cada semana, criadores e facilitadores estarão comprometidos em investigar seus processos criativos e gerar obras inéditas. A programação virtual é composta por encontros de criação com os artistas manauaras; oficina de corpo e escrita; semana de criação e curadoria; exposição coletiva das obras e certificação aos participantes. 

Serão oferecidas 20 vagas para a edição, sendo dez com bolsas de ajuda de custo aos inscritos. Poderão participar  da residência, artistas maiores de 16 anos, criadores em artes visuais (fotografia, performance, lambe-lambe, colagem, grafite e mais) e  cujo as criações estejam vinculadas à Amazônia.

O multiartista e idealizador do projeto Vitor Rocha, afirma a importância da iniciativa, "Para nós criadores em artes, que temos como principais referências nossas raízes  amazônidas  e afrodiaspórica, é sobre a necessidade de criar em conjunto, dialogando sobre nossas vivências e se curando, e este é o intuito da plataforma, conectar criadores e criadoras da nossa região em estudos  para se fortalecer como coletivo". Para mais informações acesse @cafepreto.prod.

A Plataforma Ribanceira: Visualidades Amazônidas é uma realização do Café Preto Produções Artísticas, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - ManausCult, contemplado no edital n°001/2021 - Concurso Prêmio Manaus Zezinho Corrêa. 

Serviço

O quê? Residência Artística para artistas amazônidas

Quando? Inscrições de 22/01 à 31/01. Início da residência 08/02 à 18/03

Onde? Virtualmente pela plataforma Zoom

Quanto? Gratuito, vagas limitadas

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por