Publicidade
Manaus
REUNIÃO

Arthur Neto discute habitação e mobilidade com ministro das Cidades, em Brasília

Reunião realizada nesta segunda-feira definiu entrega do Conjunto Cidadão Manauara 1 para setembro 22/08/2016 às 21:03
Show prefeito 1
Ministro disse ao prefeito que o governo federal retomará financiamento de projetos para Manaus / Foto: Divulgação
acritica.com*

 O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, esteve em Brasília nesta segunda-feira, 22, cumprindo agenda no Ministério das Cidades.  Ele foi recebido pelo ministro Bruno Araújo, que debateu com o prefeito pautas nas áreas de habitação e mobilidade urbana. O encontro aconteceu no final da tarde, na sede do Ministério.

No encontro, ficou definido para o mês de setembro a entrega do conjunto Cidadão Manauara 1, no bairro de Santa Etelvina, zona Norte. São 784 apartamentos construídos com recursos da Caixa Econômica Federal, em parceria com o governo federal, e que beneficiará pessoas de baixa renda. As famílias contempladas estão cadastradas no Programa Bolsa Família da Prefeitura e possuem no máximo R$ 1,8 mil de renda mensal.

Dentro do projeto estão inclusas a construção de uma quadra poliesportiva, quadra de areia, parque para as crianças, academia ao ar livre e um espaço para a associação dos moradores, além da criação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e cisterna para captação das águas pluviais. Os apartamentos começaram a ser construídos ainda em 2013, mas o prefeito já prevê uma próxima etapa.

“Gostaríamos de ter entregado o quanto antes estas moradias, mas o governo federal estava com parcelas atrasadas na Caixa. Agora, já sanamos esta parte. O ministro estará em Manaus em setembro inaugurando esta etapa do Cidadão Manauara 1. É a demonstração de que estamos avançando no campo da moradia, que nunca fui prioridade dos governos municipais. Temos outros projetos na habitação, que com a ajuda do governo poderão sair do papel”, disse o prefeito.

Bruno Araújo fez questão de lembrar que o governo federal retomará as negociações com Manaus para financiar projetos de mobilidade urbana. De acordo com o ministro, é de conhecimento público que muitas solicitações das cidades ficaram em segundo plano no governo passado, mas, segundo ele, agora os projetos começam a tomar nova forma.

“O prefeito aceitou nosso convite para que pudéssemos voltar a discutir muitos pontos, que ao longo do governo afastado foram prometidos à sociedade, mas não tiveram o devido tratamento. Nós estamos retomando estes projetos para que possamos fornecer a Manaus avanços no transporte público. Discutimos dois dos mais importantes temas contemporâneos da vida pública”, assinalou o ministro depois do encontro, que teve também a participação dos deputados federais Marcos Rotta e Arthur Bisneto. 

*Com informações de assessoria

 

Publicidade
Publicidade