Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
publicidade
publicidade

ARTE

Artista faz 'grafite de luto' sobre incêndio que atingiu famílias no bairro Educandos

Inspirado em uma foto que teve muita repercussão, o amazonense desenhou debaixo da Ponte no início da avenida Leopoldo Peres, um garoto com todos os seus pertences na rua


21/12/2018 às 15:01

O artista amazonense Sérgio de Pinho da Silva, conhecido como “Ude”, produziu nesta semana um “grafite de luto” sobre o incêndio de grandes proporções que atingiu centenas de famílias do bairro Educandos. Debaixo da Ponte no início da avenida Leopoldo Peres, o artista amazonense, descreve um garoto que enxerga de longe as chamas ao lado de materiais pessoais, como colchão e botija de gás, retirados das casas.

O grafiteiro, que ficou conhecido em Manaus por desenhar em um muro do bairro Redenção, a Titi, de 4 anos, vítima de ataques de cunho racista e filha do casal de atores Buno Gagliasso e Giovanna Ewbank, conta que ficou comovido com a tragédia e por isso decidiu retratar no desenho a dor das famílias, levando também, uma mensagem à população de ajuda ao próximo. Ele se inspirou em uma foto que teve muita repercussão nas redes sociais nos últimos dias.

 “Acompanhei nas redes sociais a tragédia e vi uma foto que me inspirou para fazer o desenho. Não quero que as famílias passem por aqui e lembrem do ocorrido, mas sim mostrar como dói perder tudo em tão pouco tempo. Fiz um grafite de “luto” com tudo que aconteceu”, disse o artista.

Ude começou a fazer a arte um dia depois do incêndio, na terça-feira (18), e nessa quinta-feira (20), a arte já estava finalizada. Ele lembra que andou pelas ruas do bairro para tentar encontrar o muro “exato”, até que encontrou um disponível debaixo da Ponte que liga o bairro Cachoeirinha ao Educandos. "Eu moro no Alvorada, mas queria fazer o grafite próximo ao local do incêndio. Tenho certeza que a arte vai chamar atenção, porque a foto já teve muita repercussão nas redes sociais. É algo muito triste, mas que deve chamar atenção da população para a importância de ajudar", comentou o grafiteiro.

publicidade

A arte leva a data e a hora que o incêndio atingiu o bairro Educandos, além da frase: "Se a dor do outro não lhe afeta, quem precisa de ajuda é você". "O desenho mostra uma situação que de fato aconteceu. Um garoto com todos os seus pertences na rua, vendo tudo pegar fogo. Escolhi a frase pensando nesse contexto e com ajuda de um amigo", ressaltou Ude.

Grafite gera emoção

O grafite reúne curiosos debaixo da Ponte no início da avenida Leopoldo Peres, normalmente frequentada por moradores de rua. Muitos pegam celulares e registram o desenho estampado no muro.

A dona de casa, Mariluce Souza, de 54 anos, passou por debaixo da ponte nesta sexta-feira, avistou o grafite e não segurou as lágrimas. Em seguida, parabenizou o artista que atendia a equipe de reportagem do Portal A Crítica.

"Hoje fui fazer uma doação para as famílias atingidas pelo incêndio, e quando entrei no local, fiquei sem palavras. Vi muitas crianças ali e realmente não soube o que faz. Essa imagem diz tudo, é um dor misturada com outros sentimentos. Eu mesma fiquei muito abalada com tudo que aconteceu, mesmo não morando no local", disse a mulher.

Ainda Mariluce acredita que o incêndio que atingiu o bairro Educandos é um sinal divino para a população. "Deus deixou acontecer isso para mostrar que nós deveríamos nos preocupar ainda mais com a dor do próximo, porque vi muitas pessoas ajudando durante esses dias. Mas estou sem palavras com essa imagem", completou a mulher, às lágrimas.

publicidade
publicidade
Incêndio atinge UBS no Zumbi 2 e atendimento está suspenso nesta segunda (22)
Ônibus da linha 315 pega fogo e precisa ser evacuado dentro do T1 em Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.