Publicidade
Manaus
PERIQUITOS

Árvores usadas por periquitos na avenida Efigênio Salles serão podadas

Caminhões que trafegam irregularmente pela faixa da esquerda da via acabam colidindo com as copas das árvores e atropelam e matam dezenas de aves 12/12/2018 às 13:15
Show 9855 c4ef47d1 3fe7 4f33 a1b5 9064423508eb
Foto: Divulgação
acritica.com

Vinte e três árvores existentes no canteiro central da avenida Efigênio Salles, na Zona Centro-Sul de Manaus, serão podadas como parte de uma estratégia para reduzir os riscos de atropelamento e morte de aves da espécie periquito-da-asa-branca (Brotogeris versicolurus), que usam a vegetação daquele trecho como dormitório. Caminhões que trafegam irregularmente pela faixa da esquerda da via colidem com os galhos das das árvores e acabam atropelando e matando dezenas de periquitos de uma só vez.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), será feito um procedimento de poda com objetivo de levantar a copa das árvores, medida protetiva tanto para as plantas quanto para os periquitos.

Na semana passada, uma equipe do Setor de Corte e Poda da Semmas e representantes da Gerência de Fauna do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estiveram no local. “A poda nesse caso será um paliativo para reduzir os danos à fauna e também às árvores, que têm os galhos arrancados pelos veículos pesados que trafegam na área”, afirmou o chefe da Divisão de Corte e Poda da Semmas, Wellington Auzier.

A data do procedimento de poda ainda não foi definida, o que deve acontecer nesta quinta-feira (13) durante reunião na sede do Ipaam com representantes dos órgãos direta e indiretamente envolvidos com a questão. As podas serão feitas em nove mangueiras, oito palheteiras, quatro paus-pretinhos e dois ipês existentes no trecho de aproximadamente 400 metros nas imediações dos condomínios Mundi e Ephigênio Salles.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade