Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021
ENTREVISTA

‘As práticas de gestão vão ter foco em resultados’, diz Amazonino Mendes

Em entrevista ao A CRÍTICA, o ex-governador afirmou que sempre tratou, em suas gestões, de forma correta os recursos públicos



Amazonino-live-e1601291086446_C57808FA-8688-4CA7-A442-2ED0708FF7C0.jpg Foto: Reprodução/Internet
28/11/2020 às 11:44

Com 81 anos de idade, três mandatos de prefeito, quatro de governador, sendo um deles tampão, e um de senador, Amazonino Mendes (Podemos) disputa hoje o segundo turno da eleição em Manaus. A CRÍTICA conversou com o candidato e questionou sobre os principais pontos de sua campanha. Confira:

O que será prioridade em uma eventual gestão?



Vou retomar os programas sociais que são uma marca das minhas administrações. Vamos implantar o Renda Manaus, com o auxílio mensal de R$ 300 e vigência de quatro anos. Será direcionado às 137 mil pessoas que vão deixar de receber, a partir do início do ano, o auxílio emergencial do governo federal e que estão cadastradas no Programa Bolsa Família.

Como sua gestão vai cuidar da vacinação contra a covid?

Essa será uma das primeiras ações: organizar a estrutura para vacinação e garantir a imunização. Nossa expectativa é que a União faça a distribuição da vacina, mas precisamos estar com a prefeitura preparada, caso isso não ocorra ou que não seja feita na quantidade adequada.

Como o senhor resolverá os problemas do transporte público?

Vamos reestruturar as rotas, ampliar e modernizar a frota. A melhoria do transporte também passa pelo emprego da tecnologia no controle e gestão da frota e no cumprimento das metas pelas empresas. O uso da tecnologia é indispensável, sobretudo para uma mobilidade mais sustentável. Um dos exemplos é a aplicação dos semáforos inteligentes, que podem conceder prioridade ao transporte público em cruzamentos, como também controle do tempo de deslocamento e das rotas e linhas.

O que pretende fazer em relação aos prédios alugados pela Semed?

Caso seja eleito, vamos fazer o levantamento da atual situação para verificar o que precisa ser modificado. Essa, sem dúvida, será uma das questões analisadas. Pretendo construir mais escolas, principalmente, de tempo integral, com alimentação para os alunos e prática de esportes.

Que medidas o senhor irá adotar para assegurar transparência à sua gestão?

No meu plano de governo, registrado no Tribunal Regional Eleitoral, está muito clara a postura da nossa administração: vamos adotar práticas de gestão pública pautadas na transparência e eficiência, com foco em resultados. A transparência deverá estar presente em todos os segmentos, não resta dúvida. Vamos também criar mecanismos de controle na aplicação dos recursos públicos e de prestação de contas.

Que participação terão as mulheres no seu secretariado?

Nas minhas administrações a participação feminina sempre foi muito forte. As mulheres mostram competência e sensibilidade em qualquer cargo. Dessa vez, se chegar à Prefeitura, não será diferente. Tenho sempre na minha equipe técnica de mulheres que fazem a diferença, que conduzem as mudanças necessárias. 

Como o senhor vai tratar eventuais casos de corrupção na sua gestão?

Com rigor. Tenho 40 anos de vida pública e nunca a Polícia Federal bateu na minha porta. Não tenho condenações na Justiça. Sempre tratei corretamente os recursos públicos. A saúde foi administrada de forma correta nas minhas gestões. Tenho um histórico do qual me orgulho e assim vou seguir pela frente. Quem fizer parte da minha gestão terá que seguir nessa linha. 

De que forma a eleição 2022 influencia suas estratégias no pleito atual? O senhor vai cumprir o mandato até o fim?

A minha disposição e determinação é seguir com o mandato até o final. A minha candidatura nasceu da minha insatisfação com o cenário que acompanho hoje na minha cidade e não podia me acomodar. São escândalos em cima de escândalos, casos gravíssimos. Não há acordos, não há conchavos na minha candidatura. Quero, sim, usar a minha experiência e a minha capacidade de trabalho em favor da população.

News larissa 123 1d992ea1 3253 4ef8 b843 c32f62573432
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.