Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Manaus

Asfalto esburacado: Prefeitura recorre ao Exército para resolver situação de Manaus

Prefeitura recorre ao Exército para ajudar a resolver situação de Manaus, que tem solo arenoso e precisa de trabalho na base


27/04/2013 às 11:14

O Exército passará a atuar na pavimentação das ruas de Manaus a partir de junho, dentro de pacote de obras de verão, anunciado na última quinta-feira pelo Prefeito Artur Neto. Dois editais de licitação deverão ser lançados na próxima semana: um para aluguel de equipamentos e máquinas pesadas e outro para contratar empresa para elaborar o projeto básico de recapeamento de 200 km de vias que deverá ser executado nos quatro anos de governo. O orçamento para o projeto é de R$ 11 milhões, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (Seminfh).

Esta é a segunda vez que a administração municipal conta com a parceria dos militares. Em 1989, durante o primeiro mandato de Arthur Neto como prefeito de Manaus, os militares atuaram na limpeza de ruas da cidade.

O emprego da engenharia militar em benefício do Estado decorre da Lei Complementar nº 117, de 2 de setembro de 2004, que diz que cabe ao Exército “[...] cooperar com órgãos públicos(..) e, excepcionalmente, com empresas privadas, na execução de obras e serviços de engenharia, sendo os recursos advindos do órgão solicitante”.

Onde as técnicas e materiais empregados nas obras são executados pelo Exército, as fundações são largas, a rodovia é construída com uma camada superior de 22 centímetros de concreto, a exemplo da BR-101, que liga Recife à Natal. A obra executada em 2009 foi considerada uma das mais caras e mais difíceis de ser feita, no entanto, a estimativa de vida útil é de 40 a 50 anos, ao passo que uma rodovia convencional tem vida útil de dez anos, isso, considerando a manutenção adequada.

De acordo com o 2º Grupamento de Engenharia do Comando Militar da Amazônia (CMA), o retorno para as forças militares se dá com o adestramento da tropa, que se torna mão de obra qualificada para o mercado de trabalho.

A partir do momento em que o Exército recebe solicitação formal para realizar obras de cooperação com órgãos públicos , elabora-se um estudo de viabilidade técnica e ambiental que contribui para definir o modo como a Engenharia Militar poderá realizar o trabalho.

No pacote anunciado pela Prefeitura, o Exército executará ações na Ponta Negra e avenida Pedro Teixeira, na zona Oeste, em um total de sete quilômetros, o que poderá ser ampliado. Além disso, estão previstos o recapeamento de vias principais como Djalma Batista e Constantino Nery, que ficará a cargo do Governo do Estado, em um total de 50 km. A Prefeitura será responsável por outros 55 km, número que deve ser ampliado. 

Segundo o prefeito Artur Neto, estudos da prefeitura mostram que 90% dos veículos existentes na cidade passam ao menos uma vez por dia em uma das cinco avenidas que serão recuperadas.

Emulsão asfáltica a frio

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou operações de recuperação das principais vias da cidade no início de abril, com o caminhão espargidor de asfalto, com capacidade para cinco toneladas de material asfáltico.

A máquina, de propriedade da própria secretaria, foi projetada e fabricada para operar com emulsão asfáltica a frio. Ela pode suprir o trabalho realizado por duas ou três equipes de infraestrutura. Além disso, em caso de chuva, o caminhão pode ser coberto e ligado à rede elétrica, para que a temperatura do material seja conservada por até 48 horas.

O caminhão espargidor de asfalto deverá operar nos plantões noturnos, iniciados pela secretaria desde o último dia 8 com o objetivo de recuperar as principais vias da cidade sem causar prejuízos aos motoristas, em vias de grande fluxo como Djalma Batista, Constantino Nery, André Araújo, Alameda Cosme Ferreira, Tefé e ruas do Centro.

publicidade
publicidade
Morre 2º homem atingido por tiros do Exército contra carro de família no Rio
CMA inicia celebração do Dia do Exército festejando 50 anos da 12ª Região Militar
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.