Domingo, 26 de Maio de 2019
Cotidiano, Polícia Militar, Promoção Militar, ASSBPMAM, Cabo Maciel, Evolução de Carreira, Projeto de Lei

Associação discute critérios de promoção de praças da Polícia Militar no Amazonas

Projeto de lei elaborado pelo deputado estadual Cabo Maciel, não é consenso entre a categoria, que aponta o sistema de promo~çao adotado pela PM do Acre como a mais adequada



1.jpg
Estimativa da associação é a de que em torno de 5 mil praças aguardem por promoção no Amazonas
17/01/2013 às 12:31

A elaboração da Lei de Evolução de Carreiras para os Praças, da Polícia Militar, foi tema de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Associação de Subtenentes e Sargentos da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (ASSPBMAM), no bairro de Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

A proposta da categoria é a de que o projeto de lei para os Praças - soldados, cabos e sargentos -, seja semelhante a do estado do Acre, onde um soldado PM após seis anos de corporação é promovido para cabo, e após três anos, para 3º sargento, até chegar a sub-oficial.

“A proposta que está sendo elaborada pretende que o soldado passe 15 anos para se tornar cabo, isso não é possível, além disso as promoções que ocorrem na PM geralmente se dão  por merecimento, e nem sempre algumas dessas pessoas merecem”, salienta o presidente da ASSPBMAM, sargento Francisco Pereira, o Pererinha.

De acordo com ele, o projeto de lei elaborado pelo deputado estadual Cabo Maciel, não condiz com a realidade da corporação – 15 anos para promoção -, além de não ser consenso entre a tropa. Ele estima que entorno de 5 mil praças aguardam por promoção no Amazonas. 

“Há quatro anos estou na corporação e pela referida proposta terei que esperar mais 11 anos, para poder ser promovido a cabo”, explica o soldado que se identificou como K. Nogueira, um dos participantes da reunião.

Segundo ele, e o cabo Wellington, o ideal é que a promoção se dê por interstício, isto é, chegado o tempo certo, haja a promoção automática do militar.

Ao longo da semana, outras reuniões deverão ser realizadas, e ao final delas, conforme o presidente da associação será elaborado um documento que será apresentado ao deputado Cabo Maciel sugerindo mudanças no seu projeto de lei.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.