Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020
Manaus

Associação promove campanha de combate à obesidade em Manaus

Entidade criada por pessoas que fizeram redução de estômago promove a campanha que acontece ao longo da semana na capital amazonense



1.jpg Dados do Ministério da Saúde mostram que Manaus ocupa a sexta posição no ranking das capitais que mais têm pessoas obesas ou que estão acima do peso
08/10/2013 às 07:57

O Ministério da Saúde aponta que Manaus tem 19,6% da população obesa e 52% com excesso de peso. E é por isso que a capital amazonense ocupa a sexta posição entre as capitais com população acima do peso. Para a Associação dos Pacientes Bariátricos do Amazonas (Assoam), é a partir desses dados que surge a necessidade de mais ações públicas para prevenir e combater a obesidade na região .

Foi o que motivou a associação, recém-criada, a promover a sua primeira campanha de combate à obesidade em Manaus, nessa terça-feira (8). O diretor-presidente da entidade, André Vicente da Frota, afirma que o quadro da capital amazonense começou a ficar preocupante, pois mais de 40% da população está acima do peso. “Hoje, por exemplo, existem pelo menos 400 pacientes obesos à espera de cirurgia bariátrica (redução de estômago) na Fundação Adriano Jorge”, disse Frota.



O Programa de Assistência Integral aos Portadores de Obesidade Mórbida foi implantado no final de 2011 na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), no bairro Cachoeirinha, Zona Sul. O Ministério da Saúde estabelece critérios para as unidades de saúde realizarem cirurgias bariátricas. É necessário que os locais contem com uma equipe multiprofissional formada por cirurgiões, endocrinologista, nutricionista e psicólogos.

“Se não houver um acompanhamento pós-cirurgia, na maioria dos casos, os obesos voltam a engordar. A cirurgia não é a cura, é algo paliativo, para que outras doenças associadas à obesidade não se desenvolvam, como a Diabetes”, alerta o André Vicente. Segundo o diretor-presidente da Assoam, a ideia da campanha é de alertar a sociedade para os cuidados com a saúde.

A iniciativa da associação prevê um ciclo de palestras para ampliar a conscientização sobre a obesidade e a importância da prática de atividades físicas, com representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, e especialistas da área de nutrição e psicologia. A programação é gratuita.

O lançamento da I Campanha de Combate à Obesidade em Manaus, da Assoam, será no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde – UEA, localizado na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, Zona Sul, às 10h.

Programação ao longo de toda a semana

Nesta terça-feira (8) a programação da 1ª Campanha de Combate à Obesidade em Manaus iniciará às 9h, no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na rua Gandu, bairro Cidade Nova I, Zona Norte.

No dia 11, um ciclo de palestras dá continuidade à programação no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, esquina da rua Santo Antônio e avenida Brasil, bairro Santo Antônio, Zona Oeste, a partir das 17h.

No sábado (12), programação continua no complexo de lazer da Ponta Negra, a partir das 17h, com Avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), aferição de Pressão arterial e distribuição de informativos de atividades físicas e acompanhamento nutricional pela rede pública.

No domingo(13), a programação encerra no complexo de lazer da Ponta Negra. No local serão montadas tendas com atividades e exposição de informações sobre a problemática da obesidade e formas de tratamento e combate.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.