Publicidade
Manaus
Atendimento fisioterapia

Atendimento em fisioterapia beneficia pessoas na Zona Oeste de Manaus

Pessoas que procuraram o atendimento reclamaram principalmente de dores na coluna e nos joelhos 16/06/2013 às 16:30
Show 1
Atendimentos foram realizados até esse sábado(15) em Manaus
acritica.com * ---

Dores na coluna, joelhos e tornozelo foram as principais queixas das pessoas atendidas no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Santo Antônio, no bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus, pelos alunos de pós-graduação do Instituto Amazonense de Aprimoramento e Ensino em Saúde (Iapes-Fisiocursos).

O atendimento iniciou na semana passada e encerrou no último sábado(15), realizado gratuitamente graças a uma parceria feita entre o Iapes e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Associação Amazonense de Fisioterapia (Asfiam) explicou o presidente do instituto e da Asfiam, o doutor fisioterapeuta Daniel Xavier.

Ele explica que ações visam proporcionar uma aproximação da sociedade com o profissional fisioterapeuta e também dar a oportunidade de aulas práticas aos alunos da pós-graduação em Traumato-Ortopedia oferecida pelo instituto.  “Infelizmente, na rede pública não é tão fácil conseguir vaga para atendimento fisioterapêutico, uma ação com esta que realizamos permite que muitas pessoas tenham acesso ao profissional”, disse.  

Segundo Daniel Xavier, as queixas mais frequentes registradas nos atendimentos realizados são uma demonstração do que afeta a sociedade em geral. No caso da coluna, ele destaca como fator a sobrecarga de atividades feitas de forma errada ou repetitiva, como: apanhar algo pesado sem dobrar os joelhos, sentar de forma incorreta e permanecer na mesma posição por diversas horas.  “Tudo isso facilita as lesões de disco vertebral (hérnias), a formação de osteófitos (bicos de papagaio), artroses, torcicolos e contraturas musculares”, destacou.

Xavier destaca que as dores nas costas são sempre uma queixa comum de muitos trabalhadores, mesmo aqueles que permanecem sentados o dia inteiro. O que a maioria ignora é que uma simples correção na postura pode resolver o problema.

Dentro da área da fisioterapia a técnica de Reeducação Postural Global, conhecida como ‘RPG’, é mais utilizada para revelar e corrigir os vícios de postura. “É um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia como: problemas posturais, lesões articulares, patologias reumáticas, sequelas neurológicas, traumáticos e doenças respiratórias”.

Uma sessão de RPG, explicou Daniel Xavier, pode revelar vícios de postura que, se ainda não provocam nenhum problema, podem incomodar bastante mais tarde. Corrigindo a postura e aliviando a tensão acumulada nos ombros, por exemplo, as dores de cabeça tendem a diminuir.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa - Asfiam

Publicidade
Publicidade