Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
SAÚDE

Atendimento oftalmológico de emergência do HPS 28 de Agosto muda para o João Lúcio e HPSC Zona Leste

A descentralização do serviço de uma para duas unidades está inserida na reorganização da rede de assistência da capital, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM)



HPS-Joao-Lucio-500x335_D3775F99-86B2-48FA-AEBF-0C6082036384.jpg Foto: Divulgação
18/10/2021 às 20:09

A partir desta terça-feira (19/10), a unidade para atendimento de urgência e emergência em oftalmologia na rede estadual de saúde mudará do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, zona centro-sul, para o HPS João Lúcio Machado e também para Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC), na zona leste.

A descentralização do serviço de uma para duas unidades está inserida na reorganização da rede de assistência da capital, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).



“A partir de amanhã (terça), o atendimento de oftalmologia de emergência para adultos será realizado no HPS João Lúcio. Já crianças e adolescentes serão atendidos no HPSC Zona Leste, que funcionam no mesmo complexo hospitalar. Essa mudança se dá em função do trabalho de reorganização da rede assistencial do Estado, conforme a orientação que temos do governador do Amazonas e do secretário de saúde Anoar Samad”, explicou a secretária executiva de Assistência da Capital da SES-AM, Mônica Melo.

Conforme a secretária, o maior número de atendimentos oftalmológicos adulto na rede de urgência e emergência está relacionado a politraumas de cabeça e pescoço reforçando a migração do HPS 28 de Agosto para o HPS João Lúcio, referência em neurocirurgia e politraumatismo. Foi feita adequação no HPS João Lúcio e no Joãozinho para oferta do serviço nessas unidades de saúde, visando a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

A mudança não afeta os atendimentos ambulatoriais em oftalmologia, como exames e consultas, cujo agendamento é via Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura).

Serviço - O atendimento oftalmológico na urgência e emergência engloba a avaliação pelo oftalmologista, a realização de exames e procedimentos cirúrgicos mediante indicação médica.

Quando procurar – Serão realizados nas duas unidades atendimentos de lesão ocular por corpo estranho, por objeto perfuro-cortante e por acidentes com produtos químicos. Também atenderão pacientes encaminhados pelos Serviços e Unidades de Pronto-Atendimento (SPA e UPA), Prontos-Socorros, maternidades ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.