Domingo, 19 de Maio de 2019
DISCUSSÃO

Audiência pública na ALE debate qualidade da internet no AM nesta segunda (20)

As constantes reclamações a deputados contra empresas prestadoras de serviços de banda larga, fixa ou móvel (3G e 4G) motivaram a realização da audiência pública



celular-internet_65C3B2AA-6494-489D-B66C-7F6B1727C74A.JPG
Foto: Divulgação
17/05/2019 às 16:03

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM) vai debater a qualidade do fornecimento do serviço das empresas de serviços de banda larga, fixa e móvel do Amazonas, na próxima segunda-feira (20), a partir das 9h.

A audiência foi proposta pelo deputado estadual João Luiz (PRB), que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC/Aleam). João Luiz afirma que as constantes reclamações a CDC/Aleam contra empresas prestadoras de serviços de banda larga, fixa ou móvel (3G e 4G), o levaram a solicitar a audiência pública.

Vão participar da audiência pública as empresas fornecedoras de serviços de banda larga fixa e móvel (3G e 4G) TIM, NET, Claro, Vivo, Sky e Embratel, além dos órgãos estadual e municipal de defesa do consumidor do Amazonas.

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas, Tribunal de Contas da União, Delegacia do Consumidor (Decon), Delegacia Especializada em Combate a Furtos de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor (Prodecon), Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também foram convidadas para participar da audiência pública.

O deputado João Luiz ressalta ainda que as condições adversas de inclusão digital têm causado enormes prejuízos ao desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Amazonas, diminuindo a competitividade de suas empresas, afetando negativamente a geração de empregos e a arrecadação de tributos para o Estado.

Segundo dados do site “Minha Conexão”, que realiza testes e medições de qualidade do acesso de internet nas capitais brasileiras, Manaus está na 26ª colocação no quesito velocidade de internet móvel (3G e 4G), com a média de 5.6 Mbps, ficando apenas na frente de Boa Vista/RR.

“Conforme ranking e dados estatísticos das fontes acima apresentadas, as fornecedoras de internet no Estado do Amazonas tem consistentemente prestado serviços de fornecimento de dados abaixo dos índices técnicos da Anatel. Isso tem de ser revisto, pois o consumidor está sendo enganado e como presidente da CDC da Aleam vou exigir o direito de quem paga caro por um serviço de péssima qualidade”, pontua João Luiz.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.