Publicidade
Manaus
Informação e lazer

'Aulão Temático do Bem’ celebra Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

O Aulão contou com palestras, teatro, serviço de fisioterapia, jogos, dança, entre outras atividades que foram disponibilizadas gratuitamente aos participantes 17/11/2016 às 20:08
Show aul o do bem 0333
Atividades esportivas, de saúde e entretenimento ‘embalaram’ o grupo da terceira idade do projeto VidAtiva. Foto: Nathália Silveira/ Sejel
acritica.com Manaus

Uma média de mil pessoas participaram nesta tarde do ‘Aulão Temático do Bem’, que celebrou o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado nesta quinta-feira, dia 17. Atividades esportivas, de saúde e entretenimento ‘embalaram’ o grupo da terceira idade do projeto VidAtiva e o público em geral que compareceu na Arena Amadeu Teixeira.

O Aulão contou com palestras, teatro, serviço de fisioterapia, jogos, dança, entre outras atividades que foram disponibilizadas gratuitamente aos participantes. Para seu Ademir Figueira, 62 anos, do VidAtiva Novo Aleixo, a tarde foi de reflexão sobre a doença, mas também de muita diversão. O ‘pé de valsa’, inclusive, só parou de bailar quando o evento encerrou.

“Sempre gostei de dançar e é uma felicidade poder estar aqui hoje ao lado da minha esposa, Marly de Souza e do meu filho Adão Antônio. Todos os ritmos que tocaram animaram a gente e prestei atenção também nas dicas passadas sobre o exame de câncer de próstata. Infelizmente, essa é uma doença que acomete qualquer pessoa e não podemos ter vergonha de falar sobre o assunto. Vergonha é não estar informado e com os exames em dia”, destacou o aposentado. 

Outro que também aproveitou as atividades e está alerta quanto a prevenção é seu Nestor José. Aos 86 anos, ele conta que alguns conhecidos já tiveram a doença e que por isso o cuidado é redobrado quantos aos exames. Além disso, faz questão de frisar que o esporte e a fisioterapia são excelentes para manter a saúde em dia. 

“Não tem coisa melhor do que uma tarde como essa. Divertida, alegre, onde a gente encontra os amigos, conversa e aprende. Fiquei aproveitando a massagem e a fisioterapia, pois desde que comecei a fazer não sinto mais dor. Sou um idoso saudável e que quer viver por muitos e muitos anos. Não tenho do que reclamar e vou ao médico constantemente. É bom a gente viver bem e sabendo o que tem”, afirmou o idoso que faz parte do VidAtiva do ‘Idade Espetacular’, do Bairro da Paz. 

Para o titular da Sejel, Fabricio Lima, ações como essa são importantes não somente por oferecer entretenimento às pessoas, mas também para estimular ainda mais a prevenção. A ideia, segundo o Secretário, é tornar a ‘Arena Rosa’ (que faz parte a campanha Outubro Rosa) e o Aulão Temático (do Novembro Azul) tradicionais do calendário e aperfeiçoá-los a cada edição. 

“O evento foi maravilhoso, além das nossas expectativas, e esse é um público que anima e movimenta qualquer ação, é a melhor idade. Mas digo também que o aulão é um lembrete para aquele senhor que ainda não foi ao médico, para aquela senhora que está com o marido em casa e se nega a fazer o exame, e para tantos outros casos que necessitam de incentivo. O preconceito não cabe mais e devemos servir de incentivo a todo momento”, destacou o Secretário.

*Com informações da assessoria.

Publicidade
Publicidade