Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
DESBUROCRATIZAÇÃO

Autoescolas de quatro municípios assinam cooperação técnica com o Detran-AM

Os usuários de Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva terão freqüência, havendo que se deslocar ao Detran-AM apenas para o cadastro biométrico e captura de imagens para o banco de dados da autarquia.



WhatsApp_Image_2019-03-21_at_15.26.56_1899C419-B12A-4345-98AF-953211E31A69.jpeg
Foto: Divulgação/Detran-Am
28/03/2019 às 16:28

Manacapuru, Iranduba, Itacoatiara e Rio Preto da Eva terão mais celeridade no processo de emissão da primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran – AM) assinou, na tarde desta quinta-feira (28), termos de cooperação técnica com os Centros de Formação de Condutores (CFCs) dos quatro municípios.

Agora os alunos das auto-escolas terão freqüência biométrica e contarão, ainda, com sistemas integrados. O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que o termo prevê responsabilidades para ambas as partes com foco na boa prestação do serviço, sigilo das informações, além de promover a descentralização das ações do órgão.

“Aquilo que demorava duas semanas num controle manual de lista de presença, agora vai demorar apenas três dias. Ou seja, o processo de formação e de obtenção da CNH será abreviado. Ao final de todo o processo, passando na prova teórica de legislação e nas provas práticas, o usuário irá receber também a CNH na própria autoescola desses municípios”, afirmou Sá.

Benefícios

Com a assinatura do termo de cooperação técnica, os CFCs desses municípios passarão a utilizar freqüência biométrica nas aulas teóricas e práticas, garantindo mais segurança, transparência e agilidade no processo para marcação de provas teóricas. O usuário terá que se deslocar ao Detran-AM apenas para o cadastro biométrico e captura de imagens para o banco de dados da autarquia.

Além disso, quase todo o processo para emissão do CNH será feito pelo Centro de Formação, tendo em vista que agora eles possuem autonomia para o cadastro de dados pessoais na base do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), conforme regulamenta a Portaria 4095/2018, que estabelece diretrizes para o processo de emissão da primeira habilitação.

Avanços

Para o proprietário da Autoescola Cristal, Elizeu Gomes, localizada no município de Rio Preto da Eva, a parceria é um grande avanço que o Detran-AM está tendo junto aos CFCs dos municípios.

“Essa desburocratização e a implementação da biometria vai melhorar a comodidade para o atendimento aos clientes. Para nós, é muito importante isso porque não precisaremos mais nos deslocar até a capital para entregar uma folha de freqüência, por exemplo”, ressaltou.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.