Publicidade
Manaus
TRÂNSITO

Avenida das Torres terá fiscalização do Detran-AM para reduzir 'rachas' e acidentes

Segundo o diretor-presidente do Detran, após a implantação dos postos, número de casos reduz expressivamente 22/07/2017 às 00:00 - Atualizado em 22/07/2017 às 07:34
Show detran
Módulo de Fiscalização na Avenida das Torres será o quinto da cidade (Fonte: Márcio Silva)
Álik Menezes Manaus (AM)

Na próxima quarta-feira será inaugurado o quinto  Módulo de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM),  na avenida Governador José Lindoso, conhecida como  avenida Torres, zona Norte. Segundo o diretor-presidente do Detran, Leonel Feitoza, após a implantação dos outros quatros postos a redução no números de casos de racha e acidentes é expressivo. Ele anunciou a inauguração do sexto ainda esse ano. 

Segundo Feitoza, na AM-450,  a avenida do Turismo, localizada no Tarumã, eram realizados muitos “rachas” que provocavam inúmeros acidentes, mas após a inauguração desse modelo de fiscalização, em 22 de dezembro do ano passado, o número de casos de acidentes reduziu .Em 2016, cinco pessoas morreram em acidentes de trânsito na avenida do Turismo, enquanto que no primeiro semestre desse ano ocorreu apenas um acidentes com vítima fatal. Com relação a vítimas lesionadas em acidentes, no ano passado foram registrados 75, enquanto de janeiro a junho de 2017 foram 18. 

Conforme dados do Detran, até o final de junho foram efetuados 2.784 multas relacionadas a licenciamento em atraso, falta de documento de porte obrigatório, veículo em mau estado de conservação e 82 motoristas foram notificados por dirigirem alcoolizados. 

“Não só o numero de acidentes de racha caiu, mas também outras situações como a questão de assaltos diminuiu muito naquela área. Na realidade, essa redução de crimes e acidentes já ocorreu em todos os locais onde nós já implantamos esses módulos de fiscalização, em todos esses lugares a redução é muito grande”, afirmou Leonel.

Avenida das Torres

A inauguração do módulo da avenida das Torres estava prevista para ontem, mas foi adiada para a próxima quarta-feira. Conforme Leonel, a avenida precisava ser contemplada com esse tipo de fiscalização 24 horas por dia porque ela é palco de muitos rachas até com ‘platéia’. 

“Eles fazem muitos rachas, muitas competições na avenida das Torres, nós precisamos inaugurar um posto também lá para coibir e inibir essas ações que põem em risco a vida de outras pessoas. É tão absurdo que tem até platéia, as pessoas vão para a beira da pista assistir esses rachas. É uma avenida muito importante que tem saída para vários locais, mas nós posicionamos o módulo em um local estratégico”, informou.

Condutores aprovam módulo

A psicóloga Pamela Cardoso, 29, contou que evitava trafegar pela avenidas do Turismo e das Torres por medo de se envolver em acidentes. Segundo ela, muitas motoristas andam em alta velocidade. “Muitos motoristas acham que podiam dirigir em alta velocidade, mas a situação melhorou depois desse posto do Detran no Tarumã”, disse. 

Para o estudante de eletrônica Marcus Campos, 33, a avenida Torres precisava de um posto fixo em virtude dos rachas que ocorrem na rua, principalmente nos fins de semana. “É perigoso andar por lá em alguns dias da semana, final de semana é mais perigoso ainda, pois tem gente que aposta corrida lá. As Torres clamava por uma fiscalização 24 horas por dia”. 

Próximo módulo

Segundo Leonel Feitoza, ainda esse ano será inaugurado o sexto Módulo de Fiscalização de Trânsito, mas ainda estão sendo realizados estudos para identificar qual seria o melhor local para ser instalado.  “O que falta é termos a certeza do melhor local na cidade para ser instalado”.

Publicidade
Publicidade