Publicidade
Manaus
TRANSTORNO

Bairros de Manaus ficam sem água após queda de energia na Ponta do Ismael

Lista com os pontos da cidade afetados não foi confirmada pela concessionária de água Manaus Ambiental, mas apenas Zona Leste não teria sido atingida 22/06/2018 às 21:07 - Atualizado em 22/06/2018 às 21:49
Show  gua
Foto: Arquivo/AC
acritica.com Manaus (AM)

Bairros das zonas Norte, Sul, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste de Manaus, e também parte dos municípios de Iranduba e Manacapuru, ficaram com o abastecimento de água interrompido desde a tarde desta sexta-feira (22) por causa da falta de energia elétrica no Complexo de Produção Ponta do Ismael, na Zona Oeste da capital amazonense. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Manaus Ambiental.

A concessionária de água, porém, não soube informar quais as localidades da capital amazonense foram afetadas pelo problema, mas, por meio de nota, afirmou que apenas a Zona Leste não estava com o fornecimento de água paralisado.

“A Manaus Ambiental destaca que está em contato com a Eletrobras Amazonas Distribuição. Assim que possível, a Manaus Ambiental atualizará informações aos usuários”, diz trecho do comunicado. Segundo a empresa, após o fornecimento de energia ser reestabelecido, os reservatórios de água precisarão ser abastecidos para, a partir de então, a distribuição de água ser normalizada gradualmente.

O problema no Complexo de Produção Ponta do Ismael começou por volta de 15h15 e o abastecimento de água nos bairros foi sendo interrompido pouco a pouco, conforme o fim do estoque das caixas de água. Por volta das 21h30 de hoje, a assessoria da Eletrobras informou que o fornecimento de energia havia voltado no fim da tarde. Veja nota completa ao final.

Trânsito prejudicado

A falta de energia também atrapalhou o funcionamento de semáforos na Zona Sul de Manaus, segundo o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).

Segundo o órgão de trânsito, semáforos da avenida Silves nas esquinas com a Presidente Castelo Branco e Carvalho Leal, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul, ficaram "em amarelo piscante". Agentes do Manaustrans foram deslocados à região orientando o fluxo de veículos.

Nota da Eletrobras

A Eletrobras Distribuição Amazonas informa que às 15h13 aconteceu uma intercorrência na linha de transmissão trifásica de 69 kV da Ponta Negra, afetando a estação elevatória da Ponta do Ismael da Manaus Ambiental, e parte dos municípios de Iranduba e Manacapuru. O problema no sistema se deu em uma estrutura de difícil acesso, em área vermelha, onde as equipes tiveram dificuldades de chegar até o local do defeito, posteriormente, fazendo com que a distribuidora remanejasse cargas para outra linha de transmissão.

"Reforçamos que imediatamente equipes da distribuidora agiram para percorrer o sistema da linha de transmissão e identificar o problema. O fornecimento de energia elétrica foi normalizado às 16h44 nas subestações Iranduba e Manacapuru, e por volta das 20h na Ponta do do Ismael e Shopping Ponta Negra", disse a Eletrobras, reiterando compromisso no serviço à população.

Publicidade
Publicidade