Publicidade
Manaus
SAÚDE

Bairros de Manaus recebem ações educativas e distribuição de preservativos

Durante todo o mês, os 62 municípios do Amazonas intensificarão o trabalho de prevenção, com oferta de testes rápidos e preservativos 12/10/2017 às 14:46
Show 44
Foto: Divulgação
acritica.com

Como parte da programação da campanha de combate à Sífilis, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) vai realizar neste final de semana em Manaus ações educativas e distribuição de preservativos. O conjunto habitacional Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, é a primeira parada da campanha, nesta sexta-feira (13), às 18h. A ação acontece na rua Rio Japurá quadra 9, próximo ao campo de pelada.

No sábado (14), as atividades ocorrem na comunidade Lagoa Azul, também no bairro Santa Etelvina, e no domingo (15) na comunidade São João, na zona rural. A campanha, organizada pela Coordenação de IST/AIDS e Hepatites Virais, tem como tema central este ano “Transmitindo Amor, Eliminando a Sífilis”.

Nos três dias de atividades nos bairros de Manaus, as ações são organizadas pelo Fórum Amazonas OSC, Núcleo de DST/AIDS e Hepatites Virais da Semsa e pela Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, setor que atua vinculado à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

Durante todo o mês, os 62 municípios intensificarão o trabalho de prevenção, com oferta de testes rápidos e distribuição de mais de 1,6 milhão de preservativos masculinos e 86 mil folders informativos.

Segundo a coordenadora estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais, Silvana Lima, o Governo do Estado e as secretarias municipais têm trabalhado para descentralizar a oferta de exames diagnóstico e de tratamento, seguindo orientações do Ministério da Saúde. O objetivo é que a população tenha acesso rápido e em qualquer unidade de saúde ao teste rápido para diagnóstico da Sífilis e de outras doenças como HIV e Hepatite.

Silvana Lima ressalta que a Sífilis é um problema de saúde pública grave e que vem aumentando a cada ano. “É de conhecimento de todos, conforme já divulgou o Ministério da Saúde (MS), que o Brasil vive uma epidemia de casos de Sífilis há alguns anos. E o cenário no Amazonas não é diferente do resto do país”, frisou.

De janeiro a junho deste ano, foram notificados 459 novos casos de Sífilis Congênita (aquela passada de mãe para filho). No mesmo período, foram registrados 960 novos casos de Sífilis em Gestantes. “Os números são preocupantes”, destacou.

A programação da campanha continua na segunda-feira (16) até sexta (20) na Fundação Alfredo da Mata (FUAM) com a distribuição de folders e preservativos, na sala de espera do ambulatório. Na quarta-feira (18), de 8h às 15h, haverá intensificação da oferta de testes rápidos de Sífilis, no Laboratório da FUAM.

A Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais e o Fórum OSC realizarão blitzen educativas em escolas do estado. Na segunda-feira (16), de 8h às 11h, estarão na Escola Antonio Lucena Bitencourt. De 14h às 16h, a ação será na Escola Frei Silvio Vagheggi. Na terça (17), as visitas serão nas escolas Adelaide Tavares de Macedo, de 8h às 11h, e Melo e Póvoas, de 14h às 16h. Quarta-feira (18), será a vez das escolas Josué Claudio de Souza, de 8h às 11h e Júlio Cezar de Moraes Passos, de 14h às 16h. Quinta-feira (19), de 8h às 11h, a programação encerra na Escola Inspetora Ducineia Varela Moura.

Na quinta (19) e sexta-feira (20), o ônibus itinerante da Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais estará estacionado na avenida Epaminondas, em frente ao colégio Militar, de 9h às 15h, com disponibilidade de oferta de  600 testes rápidos, sendo 300 de Sífilis e 300 de HIV. No local, serão distribuídos preservativos e folders informativos.

A programação continua no dia 23 até 25, com blitzen informativas, às 16h, nas Maternidades Ana Braga, Dona Lindu e Balbina Mestrinho. Dia 28, o grupo Karitó estará na feira da Manaus Moderna, distribuindo preservativos e folders.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade