Publicidade
Manaus
DIA DE FESTA

Banda do Comando Militar emociona mães com câncer em homenagem na FCecon

Sargentos tocaram "Amigos para Sempre" na Fundação de Controle de Oncologia do Amazonas na manhã desta sexta-feira (11) 11/05/2018 às 17:02 - Atualizado em 11/05/2018 às 18:35
Show mae3
Foto: Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

Com o instrumental da música “Amigos para Sempre”, a banda de música do Comando Militar do Amazonas invadiu na manhã desta sexta-feira (11), os corredores da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, para homenagear as mães que estão vivendo diariamente a luta contra o câncer. Esta foi a primeira vez que a banda realiza uma ação na fundação, onde a emoção tomou conta.

Acostumados com o silêncio da FCecon, era possível ver nos rostos dos pacientes a expressão de curiosidade para saber o que um grupo de militares fardados estavam fazendo por lá. Os celulares saiam de todos os lados para filmar aquele momento único. Eram mães se emocionando, enfermeiras e até os médicos. Depois da homenagem, os sargentos escalados para esta missão, para levar um pouco de alegria, tocaram um repertório bem regional com as músicas do musicista Teixeira de Manaus.

Se deparar com a realidade daqueles que lutam contra o câncer emocionou até os componentes da banda, como foi o caso do saxofonista 1º Sargento Marcelo Pedro. “Nosso serviço é sempre agir como nosso lema - Braço Forte e Mão Amiga! - e ver os rostos tristes por causa da dor e da luta contra a doença se modificar para um sorriso já valeu muito a nossa vinda ao FCecon”, disse.

Na recepção, a autônoma Antônia Pantoja, 48,foi uma das assistida pela fundação que se emocionou muito com as músicas. Ela contou que ano passado concluiu o tratamento de câncer no útero, mas de 6 em 6 meses precisa retornar ao FCecon para a consulta de rotina, e neste caso, este retornou coincidiu com a ida da banda de música do CMA.

Emocionada, a autônoma relatou que quando viu os militares, foi a sensação de receber a homenagem da própria filha, que a acompanhou no tratamento, e no final conseguiu ser aprovada na seleção do Exército e hoje segue em missão em São Gabriel da Cachoeira (990 quilômetros da capital). “Passamos por um momento bem delicado e difícil. Nossas vidas pararam por um tempo, mas conseguimos vencer e hoje sou muito feliz por saber que minha filha realiza um sonho. Tive a sensação como se ela tivesse pedido para a banda vir tocar para mim, este foi um dos melhores presentes que poderia ter”, disse a autônoma emocionada.

O convite para a ida da banda de música do CMA veio da responsável pela Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas, a assistente social do FCecon Alekasandra Oliveira. De acordo com a assistente social, a ideia era sair um pouco da rotina da fundação e levar um pouco de música e alegria para as mães que estão em tratamento contra o câncer. “Muitos dos nossos pacientes estão debilitados e desanimados. A música toca no sentimento deles, ainda mais com a dedicação e respeitos dos militares. Hoje conseguimos tirar muitos sorrisos dos nossos pacientes. Sem dúvida, valeu a proposta e a vinda deles até o FCecon”, comentou.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade