Publicidade
Manaus
CELEBRAÇÃO

Batalhão de Trânsito da PM completa 7 anos de atuação em Manaus e no interior do AM

Com a missão de conscientizar a população sobre os cuidados que se deve ter no trânsito, batalhão conta com 140 policiais em Manaus 16/02/2019 às 02:51
Show zcid0316 01f 98138772 cc04 4198 ada2 5cfbb0c150b1
Foto: Divulgação
Luiz G. Melo Manaus (AM)

“Humanizar o trânsito é uma questão de cidadania”. Esse é o lema do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Amazonas (BPTRan), que comemorou sete anos de atuação em Manaus e no interior nessa sexta-feira (15), em solenidade realizada no auditório do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Petrópolis, Zona Sul da cidade. Só na capital há, atualmente, um efetivo de 140 policiais atuando, dando apoio aos órgãos de trânsito na orientação, fiscalização e prevenção de acidentes.

De acordo com o tenente-coronel e comandante do Batran, Nero Marinho dos Santos, a principal missão do batalhão é levar conscientização à população sobre os cuidados que deve ter no trânsito, seja atrás de um volante, numa bicicleta ou na calçada.

“O trânsito só é seguro se todos tiverem o devido respeito uns pelos outros, mas o trabalho de conscientização é árduo e deve ser reforçado todos os dias. O Amazonas tem, em média, 850 mil veículos, 700 mil só na capital. É pouca malha viária pra tanto veículo”, disse, destacando que só em janeiro desse ano cerca de 20 mortes já foram registradas.

“Nós estamos iniciando, dentro do batalhão de trânsito, as estatísticas das ocorrências para que possamos pontuar as nossas ações; e notamos que o perfil de quem se envolve em acidentes fatais no trânsito de Manaus geralmente são de jovens do sexo masculino, no período da noite ou madrugada, por velocidade e embriaguez“, explicou, destacando que um acidente com vítima lesionada no trânsito chega a custar R$ 90 mil aos cofres públicos.

“É importante a gente expor esse número pra gente ver o quanto poderíamos deixar de gastar caso houvesse mais consciência das pessoas no trânsito”, complementa.

Ao longo da solenidade foram resgatadas algumas curiosidades sobre o batalhão, como o seu surgimento há 40 anos, com o nome “Companhia do Trânsito”, uma breve homenagem a antigos comandantes do batalhão bem como a mudança de nome, ocorrida em 2012, para Batalhão de Trânsito, como é conhecido até hoje.

Ação para consciência no trânsito

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Estado do Amazonas realizou,  ao longo dessa semana, uma ação de conscientização de trânsito nos principais cruzamentos da capital amazonense em alusão ao sétimo aniversário daquela unidade.

Os policiais entregaram panfletos informativos com dicas e orientações para um trânsito mais seguro aos condutores de veículos. As abordagens foram realizadas em diversos pontos de grande movimentação de passagem de veículos como a bola do produtor, Zona Leste, no cruzamento da Arena da Amazônia, Zona Centro-Sul, na rotatória do Eldorado, bairro Parque 10 de Novembro.

Publicidade
Publicidade