Publicidade
Manaus
Incentivo à leitura

Biblioteca itinerante é lançada pelo Sinetram em Manaus

"Busão Cultural" vai levar um acervo de mais de 1,8 mil livros de vários gêneros para a população. Além da leitura, os usuários também vão assistir programações culturais 07/12/2016 às 05:00
Show bus o da leitura
Ônibus itinerante recebem adesivagem, mesas e até cantinho da leitura. (Antônio Lima)
Kelly Melo Manaus (AM)

A partir de janeiro, o Sindicato das Empresas de Transporte de Manaus (Sinetram) vai levar aos bairros da capital uma biblioteca itinerante, montada dentro de um ônibus. O projeto foi lançado nesta terça-feira (6), durante o 2º Seminário de Tecnologias e Sistemas de Transportes, realizado pela entidade sindical no Centro de Convenções Studio 5, na Zona Sul da cidade. 

O projeto, segundo o Sinetram, surgiu com o intuito de promover a educação e leitura em Manaus, não só facilitando o acesso à população manauense como também proporcionando uma atividade de forma lúdica aos leitores. 

De acordo com o presidente do Sinetram, Carmine Furletti, o ônibus terá uma programação cultural e a proposta é que a cada semana ele seja levado para um bairro diferente. Além da leitura, os usuários também vão poder assistir a apresentações culturais  de teatro e musica dentro e fora do coletivo. 

O espaço da biblioteca está praticamente montado. O acervo possui aproximadamente 1,8 mil livros de vários gêneros entre acadêmicos, literários, de idiomas, revistas, dentre outros. Os livros foram  doações de instituições públicas e privadas da capital e agora ficarão a disposição do leitor. 

Carmine Furletti também explicou que o ônibus do “Busão Cultural” não foi retirado da frota atual do transporte coletivo da cidade. O ônibus vai completar 10 anos, o veículo já não estava fazendo o itinerário diário. “O projeto tem o lado social de levar a leitura e a educação para os bairros. Então, acreditamos que é uma ideia que será abraçada”, destacou o presidente.

O Busão Cultural é adesivado com o slogan do projeto por fora e por dentro, além das prateleiras, também possui mesas e espaços com assentos para realizar a leitura de forma confortável. O acesso à biblioteca itinerante será gratuito. 

App ‘Cadê meu ônibus?’
Durante o evento, o Sinetram também fez o lançamento do aplicativo “Cadê meu ônibus?”. O objetivo do APP é oferecer comodidade ao usuários para identificar os horários e os roteiros do coletivo aguardado e assim, diminuir o tempo de espera da população nas paradas de ônibus como também a vulnerabilidade das pessoas.

A expectativa é que o aplicativo esteja disponível a partir da próxima segunda-feira nas lojas de download na internet. O sistema poderá ser acessado por qualquer smartphone seja ele um Android ou IOS. O aplicativo também será disponibilizado gratuitamente para download. 
 

Publicidade
Publicidade