Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
No Centro Histórico

Pedalada 'bike chique retrô' reúne ciclistas de vestido e salto alto, em Manaus

'Pedal chique retrô' entra na terceira edição e reúne amantes da bicicleta em um passeio pelas ruas do centro de Manaus



Pedal_chique.JPG Vinte mulheres deixaram o tênis e o short esportivo de lado para ir passear maquiadas, de salto alto e vestidos retrô (Antônio Lima)
10/07/2016 às 20:50

Um pedal chique retrô tem sido idealizado por um grupo de ciclistas. Neste final de semana pelo menos 20 mulheres apaixonadas pela bike saíram nas ruas do centro da cidade de uma forma diferente do que sempre conhecemos. Elas deixaram o tênis e o short esportivo de lado, para ir passear maquiadas, de salto alto e vestidos retrô.

Esta foi a terceira edição do pedal que acontece de dois em dois meses, sempre aos domingos. As rotas são curtas, pois a ideia é poder unir a mulherada de forma glamurosa para ir tomar um café no centro histórico ou mesmo um sorvete e levar uma boa conversa, sem telefone e nem as mídias sociais.

A ideia surgiu com a gerente de vendas Claudia Leite, 39. Ela viu uma edição parecida em Macapá (AP), quando visitava a cidades. Diferente do que ocorre aqui, em Macapá, além de ciclistas, outras pessoas tiram um dia para se encontrar nas praças, mas relembrando as roupas de antigamente. “Fiquei encantada quando vi as pessoas com roupas de antigamente, sentadas, conversando. Elas iam de bike, e então pensei, acho que podemos fazer algo parecido em Manaus”, comentou.

Claudia Leite apresentou a ideia para a funcionária pública Claudia Oliveira, 49, que se encantou e planejaram a primeira edição do pedal, que ocorreu em dezembro de 2015. Nesta primeira edição, só poderiam participar as mulheres, como se fosse o dia do chá da tarde. Como elas vão de vestido e salto alto, perceberam que deveriam abrir uma exceção, pois se algum pneu furasse ou um corrente caísse, iriam precisar da ajuda dos cavalheiros.

Na segunda edição, quem tivesse o companheiro poderia levá-lo ao pedal. “Diferente das mulheres, é difícil encontrar homens que aceitem participar de um pedal retrô. Porém sempre estamos assistidas por alguém para que o pedal realize”, comentou Leite.

Para Oliveira o pedal foi especial, pois acredita que é uma forma de mostrar a sociedade que há possibilidade de pedalar em Manaus de qualquer forma, principalmente de forma elegante. “Sempre falam do clima de Manaus, mas estamos mostrando as diversas formas de aderir a bicicleta. Podemos sim colocá-la em nossa rotina. O bom é poder ter a liberdade de vestir uma roupa agradável, usar um salto, a maquiagem e olhar a cidade com outros olhos, pois é isso que a bicicleta nos proporciona”, disse.

A assistente social, Lívia Carolina Martins, 31, foi neste domingo pela primeira vez pedalar com o grupo. Amante da bicicleta, acompanhava as publicações na página, mas não acreditava que a pedalada mais feminina era possível. “Nossa, fiquei toda encantada quando recebi o convite, as meninas são bem atenciosas e companheiras, quem vir vai amar e não deixará de participar de outras edições”, informou. 

Como Participar

Quem quiser participar das edições do pedal chique retrô é só procurar a página nas redes sociais e acompanhar as informações. A próxima edição está agendada para o dia 28 de agosto. A partir das 16h30 e o ponto de encontro é o Parque dos Bilhares pelo lado da avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.