Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
show_show_BOLSA_7B27B2A6-A6C8-4F5F-9633-5C6B83029D41.jpg
publicidade
publicidade

IDIOMAS

Bolsa Idiomas abre inscrições para 14,9 mil vagas em cursos de inglês e até mandarim

O programa oferece bolsas integrais ou parciais em cursos de sete idiomas para estudantes de baixa renda na capital amazonense


12/12/2018 às 09:14

O Programa Bolsa Idiomas (PBI) 2019, da Prefeitura de Manaus, abriu nesta terça-feira (11) inscrições para o processo seletivo de 14.964 vagas. Nesta edição, além de inglês e espanhol, o programa vai ofertar pela primeira vez bolsas para cinco novos idiomas: alemão, francês, italiano, japonês e mandarim.

Via internet, as inscrições iniciam às 8h desta quarta (12), seguindo até às 17h do próximo dia 28. O edital completo e o link para as inscrições estão disponíveis no site da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Coordenado pela Espi, vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o programa vai oferecer bolsas integrais 100% ou parciais de 50% ou 75% em cursos de idiomas para estudantes de baixa renda.

Segundo a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, além da inclusão de cinco novos idiomas, uma revisão na legislação do Programa também permitiu ampliar o limite de renda familiar per capita – a renda total da casa divida pela quantidade de moradores declarada – de 1,5 para 2,5 salários mínimos.

“Vivemos num mundo globalizado, numa sociedade muito competitiva, e quando oferecemos um programa que capacita e eleva o grau de escolaridade do cidadão, estamos dando oportunidade para o cidadão de baixa renda, que não tem condições de pagar uma escola de idiomas, ter acesso a essa informação e com certeza no mercado de trabalho será muito mais exitoso”, destaca.

publicidade

Cyrino destaca que, para participar do processo seletivo, o candidato deve ser residente em Manaus, com idade a partir de 16 anos, de renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio e não ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público. Um total de 814 vagas são reservadas para pessoas com deficiência.

Nesta edição, o programa conta com 11 instituições parceiras: Argus, Aslan, Dom Bosco, Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam), Fucapi, Inglês e Companhia, Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (Icbeu), Multicursos, My Way Idiomas, Quality e Yes Idiomas.

O processo seletivo se dará em três etapas: as inscrições eletrônicas – por meio do portal da Espi –, a classificação, realizada pelo sistema com cruzamento de dados, e a entrega de documentação, em que o candidato classificado deve comprovar o declarado na inscrição online para garantir a bolsa.

A classificação dos candidatos inscritos será processada pelo sistema de acordo com as vagas disponíveis em cada curso, turno, dias de aula e instituição, com prioridade para os de renda familiar per capita mais baixa. Em caso de empate, os critérios para desempate serão voltados para quem tiver cursado todo o ensino médio em escola pública, ou obtiver maior tempo de ensino médio em escola pública e a quem tiver maior idade.

*Com informações da assessoria de imprensa.

publicidade
publicidade
Médicos e estudantes de Medicina participam de cursos de capacitação da UEA
Sine e Setrab oferecem 66 vagas de emprego nesta terça-feira (23)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.