Publicidade
Manaus
Manaus

Bolsa Universidade abre inscrições e oferece 6,8 mil vagas em faculdades de Manaus

Lançamento foi realizado na tarde desta terça-feira (30) pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi). As bolsas serão distribuídas em 13 faculdades no primeiro semestre de 2015 30/12/2014 às 17:58
Show 1
Diretora geral da Espi, Luiza Rebelo, no lançamento do Bolsa Universidade 2015
Náferson Cruz Manaus (AM)

Mais de 6,8 mil bolsas integrais e parciais de 75% e 50% em cursos de nível superior serão disponibilizadas para alunos de 13 instituições de ensino através do Programa Bolsa Universidade (PBU).  As inscrições para 2015 foram abertas nesta tarde de terça-feira (30), durante o lançamento do Programa, no auditório da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), no Centro Universitário Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul.

As vagas serão priorizadas em cursos de maior demanda e bolsas de maior percentual de desconto. Em 2014, o quantitativo de bolsas de 75% foi ampliado em 450% e a oferta de bolsas integrais em 268%.  

Nesta edição, apenas para o primeiro semestre, houve um incremento de 83% no quantitativo de bolsas integrais em comparação ao ano passado. 

A diretora geral da Espi, Luiza Rebelo, ressaltou que o Bolsa Universidade assume um novo formato para garantir a sustentabilidade do programa. “As alterações na legislação do PBU vão permitir coibir fraudes, permitir um acompanhamento ainda mais efetivo e assegurar o benefício para quem realmente precisa”, declarou.

De acordo com Luiza Rebelo, o Bolsa Universidade, em cinco ano, já contribuiu para o acesso de 61.583 pessoas ao ensino superior. Com a nova legislação, além do aspecto tributário do Programa, outros pontos foram revisados. Entre as novidades, 2% das vagas se destinam a idosos com idade a partir de 60 anos, e passa a ser exigido como critério a renda per capita de um salário mínimo e meio e não mais a renda familiar de quatro salários mínimos. 


Orientação

A diretora explica ainda que o candidato contemplado com o benefício receberá um manual explicativo sobre as regras do programa, que não exige a devolução do valor investido no curso, após a formatura, mas devem dar a contrapartida ao município, atuando em projetos da Prefeitura de Manaus e órgãos municipais, na área educacional, social, cultural e socioambiental, dentre outras.

As mais de 6,8 mil vagas são para o primeiro semestre do próximo ano. Para o segundo semestre, novas bolsas serão disponibilizadas para o cadastro de reserva do programa.


Confira as instituições estão credenciadas  no programa:

Faculdades Boas Novas

Ciesa
Dom Bosco
Esbam
Fametro
Fucapi
IAES
La Salle
Literatus
Martha Falcão
Materdei
Maurício de Nassau,
Nilton Lins
Uninorte


Publicidade
Publicidade