Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Bombeiros fazem simulado de resgate em alturas no Centro

Militares regataram "vítimas de prédio em chamas" na área central da cidade durante simulação, monstrando a capacidade de resposta da Corporação e novos equipamentos em ação


06/07/2014 às 17:05

O simulado de “Salvamento em Altura” realizado na manhã destre domingo (6) pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atraiu a atenção das pessoas que estavam na feira de artesanato da avenida Eduardo Ribeiro, mo Centro de Manaus. Segundo o comandante geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha, o objetivo da operação foi apresentar os equipamentos utilizados pelos militares e mostrar a capacidade de resposta da corporação, durante situações de emergência.

Encantados com a ação dos homens subindo e descendo das alturas por meio de cordas, as pessoas aplaudiram e não deixaram passar nenhuma das ações sem fazer fotografia, principalmente pelo celular. A professora Auxiliadora Menezes, 41, estava admirada e disse que não imaginava que os homens do Corpo de Bombeiros seriam capazes de fazer o que fizeram. “Estou fazendo imagens pra levar para os meus alunos”, disse a professora.

A ação ocorreu nos edifícios Cidade de Manaus e Zulmira Bitencourtt, localizados na avenida Eduardo Ribeiro, e teve a participação de aproximadamente 60 militares para o resgate de três vítimas impedidas de utilizarem as escadas devido a um incêndio no prédio. Para o salvamento, bombeiros militares utilizaram técnicas vertical e horizontal, com recursos de macas Sked, garantindo a descida rápida e segura. 


Os bombeiros também fizeram uma demonstração da técnica chamada de "homem-aranha", quando um policial desce a lateral de um prédio andando verticalmente seguro a um cabo, além do rapel negativo, que  possibilitando o acompanhamento e avaliação do local da descida. 

Os bombeiros também fizeram a demonstração de resgate utilizando uma auto plataforma mecânica  é capaz fazer resgate de vítimas a 68 metros de altura e o helicóptero multimissão modelo Esquilo do CBMAM,  que fez o monitoramento da ação. “É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está pronto para ação com homens e equipamentos e são capazes de agir a qualquer momento”, enfatizou o comandante.


“Queremos demonstrar à população que estamos preparados para este tipo de sinistro, como também garantir a sensação de segurança diante de qualquer incêndio dessa magnitude. É importante que todos saibam que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está pronto para ação com homens e equipamentos e são capazes de agir a qualquer momento”, enfatizou o Comandante Geral do CBMAM, coronel Roberto Rocha.

O Simulado faz parte das atividades da programação da Semana dos Bombeiros e do aniversário de 138 anos da Corporação. A programação continua até dia 11 de julho. No Manauara Shopping, localizado na Av. Mário Ypiranga Monteiro, bairro Adrianópolis, acontece exposição de equipamentos do CBMAM com espaço para a diversão das crianças.

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS

publicidade
publicidade
Em Parintins, Boi Boiola realiza chegada das itens no próximo dia 28
Bolsonaro e Paulo Guedes se contradizem ao falar sobre Zona Franca de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.