Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
publicidade
publicidade

ATUAÇÃO

Bombeiros trabalham em rescaldo de imóveis para fogo não se alastrar no Educandos

O incêndio iniciou em casas de madeira e palafitas da Rua Nova, beco São Francisco, mas o fogo se alastrou até a Rua Inácio Guimarães


18/12/2018 às 00:25

O Corpo de Bombeiros está trabalhando no rescaldo, que é uma ação para completar a extinção do fogo, de imóveis atingidos pelo incêndio de grandes proporções nesta segunda-feira (17), no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus. O incêndio iniciou em casas de madeira e palafitas da Rua Nova, beco São Francisco, mas o fogo se alastrou até a Rua Inácio Guimarães.

Todas as equipes do Corpo de Bombeiros em Manaus trabalham agora no rescaldo dos imóveis atingidos na Rua Inácio Guimarães. Segundo a corporação, a equipe foi acionada por volta de 20h34 e cerca de cinco minutos depois a primeira viatura chegou ao local para o atendimento. Os reforços chegaram em seguida. Além do efetivo de plantão, oficiais que estavam fora de serviço foram acionados. Ao todo, 12 viaturas ainda trabalham na ocorrência. A estimativa é que cerca de 100 mil litros de água já tenham sido empregados no trabalho.

As equipes dos bombeiros montaram três pontos distintos de trabalho para o combate ao incêndio. A região é de difícil acesso e as residências de madeira, construídas coladas, acabam facilitando a proliferação do fogo e dificultando o combate. O incêndio ainda não foi controlado.

O secretário de segurança pública, Coronel Amadeu Soares, esteve na área acompanhando o trabalho dos bombeiros e informou que acionou a Defesa Civil do Estado para auxiliar no atendimento às famílias desabrigadas.

Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão na área acompanhando o caso.

Famílias sem ter para onde ir

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Inocêncio de Araújo, no bairro Educandos, recebe as famílias que perderam seus imóveis no incêndio.

O prédio da igreja, incluindo quadra e salas de reunião, deve abrigar cerca de 500 pessoas, de acordo com o padre Amarildo Luciano. “Já começamos a acolher quem não tem onde dormir hoje após a tragédia. Vamos unir forças para que esse espaço seja suficiente”, afirmou. 

Na igreja, também já estão sendo recebidas doações de roupas, colchonetes, alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. “Algumas pessoas conseguiram salvar algo, mas outras saíram sem nada por isso estamos precisando de ajuda”, afirmou.

Escolas disponibilizadas

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informou que três escolas serão disponibilizadas para receber as famílias desabrigadas. São as escolas estaduais Estelita Tapajós, Diana Pinheiro e o Ceti Gilberto Mestrinho. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) também disponibilizará o hotel da Vila Olímpica.

Doações

Grupos religiosos arrecadam doações para as vítimas. Até o momento, não se sabe quantas famílias foram afetadas. Os locais de coleta de arrecadações para as vítimas do incêndio são Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Igreja Batista Constantinópolis, na avenida Leopoldo Peres, nº 419; no Ministério de Crianças Pentecostal, na Rua Macurany, nº 257; e na Igreja Deus Pentecostal do Brasil, localizada na rua Primo Sabá, também no bairro Educandos.

Cadastro

A Prefeitura de Manaus informou que duas escolas e um centro social foram colocados à disposição dos desabrigados, que receberam atendimento das equipes do Fundo Manaus Solidária, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc)  e Defesa Civil do Município, responsáveis por efetuar cadastro social das vítimas desalojadas.

Feridos

Quatro pessoas foram removidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma foi levada para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, que é referência em queimados, mas não há confirmação de que "ferimento" tinha o paciente. Há informação de muitas crianças que inalaram fumaça, mas não foram removidas. Seis viaturas do Samu atuaram no local, segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

publicidade
publicidade
Incêndio atinge UBS no Zumbi 2 e atendimento está suspenso nesta segunda (22)
Ônibus da linha 315 pega fogo e precisa ser evacuado dentro do T1 em Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.