Publicidade
Manaus
MEDO

‘Botão do pânico’ do transporte coletivo já foi acionado 400 vezes em Manaus

O aplicativo “Aviso Polícia” foi utilizado em duas ocorrências interceptadas pela Polícia Militar nessa terça-feira (15). Ferramenta para smartphones teve mais de 21 mil downloads em nove meses 16/01/2019 às 18:35 - Atualizado em 16/01/2019 às 19:20
Show aviso policia 021d360a 6f39 4842 a8bd caa53eca4ed0
Foto: Márcio Silva/Arquivo/AC
Vitor Gavirati Manaus (AM)

A Polícia Militar (PM) já foi acionada 400 vezes em Manaus por meio do aplicativo “Aviso Polícia” desde o lançamento da ferramenta, em abril de 2018. Uma delas ocorreu nessa terça-feira (15), quando um trio de assaltantes foi interceptado em ônibus da linha 449, na avenida Constantino Nery, próximo à Arena da Amazônia, na Zona Centro-Sul.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o app criado para que os usuários do transporte coletivo informem a PM em tempo real sobre roubos em ônibus recebe de um a três vezes acionamentos por dia, em média. O “botão do pânico” disponível para smartphones com sistemas Android e iOS já recebeu mais de 21 mil downloads.

Para acessar as funcionalidades do aplicativo, o usuário precisa realizar um cadastro. Após isso, com dois toques na tela, a PM é comunicada de uma ocorrência e o telefone passa a ser monitorado até a conclusão do atendimento.

Todos os acionamentos feitos pelo app culminam em abordagens policiais nos veículos. A maior parte deles se trata de casos de pessoas suspeitas, onde a Polícia Militar realiza a abordagem nos veículos, segundo a SSP-AM. Quando lançou o serviço, no ano passado, o então secretário de Segurança, Bosco Saraiva, chegou a dizer que o tempo de resposta da PM para atender o chamado da população pela plataforma seria de até 6 minutos.

Ainda não há um controle estatístico de quantos crimes foram interrompidos após o acionamento pelo aplicativo. Em 2018, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) contabilizou 2.397 assaltos a ônibus em Manaus e a SSP-AM divulgou que mais de 1,4 mil pessoas foram presas pelo crime.

Ocorrências nessa terça-feira (15)

Um homem de 18 anos foi preso e dois adolescentes, um de 17 e outro de 11 anos, foram apreendidos em flagrante com uma pistola, enquanto tentavam assaltar um ônibus da linha 449 na Zona Centro-Sul. Depois de suspeitar do comportamento dos jovens, um usuário acionou o aplicativo Aviso Polícia. A viatura que fazia o patrulhamento nas redondezas monitorou o ônibus e fez o cerco para a abordagem nas proximidades da Arena da Amazônia, por volta das 21h.

Em outro acionamento pelo aplicativo, os policiais militares prenderam um homem durante abordagem a um micro-ônibus na Avenida Djalma Batista, por volta das 20h. Com ele, os policiais encontraram mais de 50 munições e trouxinhas de drogas. A polícia ainda continua no atendimento do caso.

Publicidade
Publicidade