Publicidade
Manaus
Manaus

Buracos aumentam e põem pedestres em risco na Zona Leste de Manaus

Ruas do Distrito Industrial e de bairros como Grande Vitória são riscos para a segurança das pessoas. Os moradores precisam desviar dos buracos 28/05/2013 às 15:28
Show 1
A aposentada Maria de Nazaré precisa redobrar o cuidado quando sai de casa
Ana Celia Ossame ---

Moradora do bairro Grande Vitória, Zona Leste, há sete anos, dona Maria de Nazaré Moraes de Abreu, 80, tem dois problemas quando precisa sair às ruas. Como se desloca usando uma bengala, ela tem que tomar cuidado redobrado ao caminhar pelas ruas do bairro devido a enorme quantidade de buracos em todas as vias. “Como não temos calçada, o jeito é ir devagar nessas piscas que parece tábua de pirulitos”, reclamou.

Motoristas que utilizam as ruas do Distrito Industrial também reclamam das “crateras” abertas nas vias principais como Solimões, Buriti, Abiurana e outras. “Eu teria vergonha de trazer um convidado de fora para trafegar nesse distrito”, assegurou o despachante Raimundo Nonato França, 44, ao apontar como fator que depõe contra a cidade cujo Polo Industrial de Manaus reúne grandes empresas brasileiras.

As reclamações podem ser comprovadas em praticamente todas as ruas do PIM.  A cada metro quadrado da avenida Autaz Mirim, que corta o distrito em direção ao bairro de São José,  pode-se contar pelo menos três buracos a cada metro quadrado. “Veja que isso vai ficar cada vez pior porque as chuvas só fazem aumentar as crateras”, observou Raimundo, obrigado a trafegar diariamente naquela área da cidade.

ILHADOS

Se para quem anda de carro é ruim, imagine para quem anda a pés e tem limitações pela idade, caso da dona Nazaré. Aposentada, ela saiu ontem de casa no início da tarde para ir a um posto de saúde no São José 4. Depois de vencer todos os buracos da rua Crisciúma, na Grande Vitória, na ida, teve que fazê-lo na volta sem conseguir marcar a consulta esperada. “Disseram que estava sem sistema, não dava para marcar”, lamentou ela, que agora terá que esperar a outra semana para ir buscar marcar a consulta..

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informou ter executado serviços de infraestrutura nas ruas principais dos bairros Nova Vitória e Grande Vitória e que obras semelhantes serão feitas nas secundáriuas a partir do próximo mês de junho, no período de sol.

Quanto às ruas do PIM, no próximo dia 6 de junho, serão abertas as propostas de empresas participantes da licitação. Após o anúncio da empresa vencedora, a previsão é de que até o dia 10 as obras comecem, informou a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Publicidade
Publicidade