Domingo, 17 de Novembro de 2019
Manaus

Cães e gatos de serão vacinados em toda área urbana de Manaus

Ao todo são 165 vacinadores do Centro de Controle de Zoonoses atuando na campanha, que começou pela periferia e se estenderá até o centro de Manaus, finalizando o atendimento pelo bairro da Compensa. O maior alerta para a população em caso de contaminação, é lavar o ferimento com bastante água e sabão e procurar imediatamente um posto de saúde.



1.jpg Campanha de vacinação do Centro de Controle de Zoonoses
23/08/2012 às 07:44

Nesta terça-feira (21), cinco equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuaram nas áreas do Monte Sião, Bairro Novo, Cidade de Deus, Braga Mendes, Mauazinho, Parque São Pedro e União da Vitória, onde devem permanecer ao longo desta semana. A campanha de vacinação vai se estender até o dia 3 de outubro e passará por todos os bairros da zona urbana de Manaus.

A vacina antirrábica previne o animal de contrair a ‘raiva’, doença causada por um vírus que ataca o sistema neurológico do animal e o leva a morte. Essa doença pode ser transmitida ao homem quando o animal infectado deposita esse vírus, existente na sua saliva, em ferimentos e mucosas das pessoas, através de mordidas, arranhões ou lambidas.



“Em Manaus não se tem caso de raiva desde 1982, e o intuito é que permaneça assim. É muito importante que todos procurem vacinar seus animais.” explica Francisco Zardo, Diretor do CCZ.


Os vacinadores atuam em dupla e estão identificados pelo colete azul do órgão. Os vacinadores contam com a ajuda dos donos dos animais, no momento da vacinação.

“O próprio dono do animal que deve fazer controlar o mesmo, segurando-o pela coleira e se for o caso, utilizar a focinheira, para que ele não avance nos vacinadores,” sugere Zardo.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.