Publicidade
Manaus
SAÚDE

CAIC vai oferecer atendimentos de combate à anorexia e bulimia para jovens até 18 anos

Centro de Atenção Integral à Criança Dr. Afrânio Soares, no bairro Parque 10, disponibilizará o diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar 12/07/2018 às 16:09
Show caic afranio soares
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Até o final de julho, o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Dr. Afrânio Soares, localizado na rua Tancredo Neves, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, passará a atender crianças e jovens até 18 anos. O serviço será voltado para o combate de problemas como alterações no metabolismo, diabetes, disfunções de crescimento e altura, além de obesidade, anorexia e bulimia.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), com os novos serviços, o Caic passa a ser referência para o tratamento de doenças relacionadas ao metabolismo. Além do atendimento pediátrico usual, a unidade disponibilizará o diagnóstico, tratamento e acompanhamento multidisciplinar das crianças e adolescentes com disfunções endocrinometabólicas.

A secretária executiva Adjunta de Atenção Especializada da Capital da Susam, Denise Machado, ressalta a importância do serviço, uma vez que os transtornos metabólicos vêm aumentando bastante na população desta faixa etária. “São situações graves, que estão diretamente ligadas com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas e precisam de uma atenção maior por parte de todos”, afirmou.

Excesso de peso

Segundo dados da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel – 2016), a população com excesso de peso cresceu 26,3%, na última década (2006-2016), atingindo um percentual de 53,8% da população brasileira. A prevalência de excesso de peso aumenta com a idade, de modo mais rápido para o sexo masculino, na proporção de 57,7%. No sexo feminino é de 50,5%. Em relação à obesidade, a pesquisa identificou um crescimento de 60%, atingindo 18,9% da população.

Denise Machado destaca que a implantação do novo serviço vem também ao encontro das novas diretrizes da atual administração da Susam, que busca agregar aos CAICs a oferta de serviços de Média Complexidade. A Susam possui 12 CAICs, unidades que atendem pessoas de 0 a 14 anos, com serviço pediátrico. “É nossa intenção oferecer nos CAICs serviços que sejam ‘gargalos’ no sistema de saúde”, afirmou.

O serviço de endocrinologia e metabologia pediátrica do CAIC Afrânio Soares contará com uma equipe multidisciplinar de profissionais, dentre os quais, endocrinologista, nutricionista, pediatra, psicólogo, assistente social, odontológico, além de educador físico.

“Tem transtorno que precisa de apoio e acompanhamento especializado para que seja superado e a Susam vai oferecer esse atendimento multidisciplinar, na unidade, para tratar todas as questões envolvidas”, ressaltou Denise, informando que os atendimentos serão feitos mediante agendamento via Sistema de Regulação (SISREG).

Publicidade
Publicidade