Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
SAÚDE

CAICs vão funcionar neste sábado (14) para Dia D de vacinação contra o sarampo

Público alvo da campanha são as crianças com idade a partir de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)



caic.jpg
Foto: Divulgação
12/04/2018 às 14:42

Os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), da rede estadual de saúde do Amazonas, estarão abertos neste sábado (14), de 8h às 17h, no Dia D de Vacinação contra o sarampo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O público alvo da campanha são as crianças com idade a partir de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, ressalta a importância da vacinação, como a única forma de prevenção contra o sarampo. “É importante que os pais estejam atentos e levem os filhos que ainda não foram vacinados”, apelou o secretário.

Na última quarta-feira (11), a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) divulgou o 3º Boletim Epidemiológico, expedido pela Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo, contendo o levantamento atualizado dos casos notificados da doença, no Estado. São 192 casos notificados, sendo 183 em Manaus e 9 no interior do Estado (2 em Humaitá, 1 em Anori, 1 em Beruri, 1 em Itacoatiara, 1 em Itapiranga, 1 em Iranduba, 1 em Manacapuru e 1 em São Gabriel da Cachoeira).

Até o momento, são 6 casos já confirmados na capital e 2 descartados (1 em Manaus e 1 em Anori). Seguem em investigação 184 casos. Todos os casos confirmados foram através de critério laboratorial. Aproximadamente 65% dos casos notificados são crianças menores de cinco anos e 42% em adultos de 20 a 49 anos.

Busca retrospectiva

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) informou que até o fechamento do 3º Boletim Epidemiológico, foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos, cerca de 129.028 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 19 notificações de casos suspeitos de sarampo.

A FVS realizou treinamento em Atualização em Sarampo para profissionais de saúde, nos municípios de Humaitá, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.  O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) também realizou treinamento, voltado para coleta, armazenamento, transporte e fluxo para envio de amostras de casos suspeitos de Sarampo, com a participação dos técnicos de laboratórios distritais de Manaus.

Usando o Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), a FVS realizou semana passada a “2ª Videoconferência de Casos Suspeito de Sarampo”, ministrada pelo infectologista e diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antônio Magela. O treinamento foi transmitido para mais de 50 municípios.

Na última quarta-feira (11), a FVS realizou Atualização em Sarampo, para profissionais de saúde das redes pública e privada, oriundos de cooperativas, sociedades médicas e conselhos de classe. A palestra foi no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), situado no Bairro Flores, zona oeste da cidade.

 

Confira os CAICs e os endereços: 

Zona Sul

CAIC Josephina de Mello (Rua Felismino Soares, 213, Colonia Oliveira Machado)

CAIC Alexandre Montoril (Rua Coronel Ferreira de Araújo, S/Nº, Petrópolis)

 

Zona Centro-Sul

CAIC Afrânio Soares (Avenida Tancredo Neves, S/Nº, Shangrilá, Parque Dez)

 

Zona Oeste

CAIC Alberto Carreira (Avenida Brasil, S/Nº, Compensa I)

 

Zona Centro-Oeste

CAIC José Carlos Mestrinho (Rua 5, 367, Alvorada II)

CAIC Rubim de Sá (Avenida Desembargador João Machado, S/Nº, Campos Elíseos, Planalto)                                       

 

Zona Leste

CAIC Ana Braga (Rua Alameda Cosme Ferreira, S/Nº, São José I)

CAIC Dr. Edson Melo (Avenida Alameda Cosme Ferreira, 7995, Zumbi II)

CAIC Dr. José Contente (Avenida Autaz Mirim, 950, Jorge Teixeira)

 

Zona Norte

CAIC Gilson Moreira (Rua 2, 70, Conjunto Mundo Novo, Cidade Nova I)

CAIC Dr. Moura Tapajós (Avenida Samaúma, 606, Monte das Oliveiras, Galiléia II)

CAIC Maria Helena Goes (Avenida Chico Mendes, 690, Novo Israel)


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.