Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
CLIMA INSTÁVEL

Calor e alta umidade podem ocasionar mais temporais em Manaus, diz Sipam

O órgão afirma ainda que o temporal de ontem aconteceu devido uma instabilidade temporal que afetou o clima na cidade, ocasionando fortes ventos e chuva intensa.



aaagora_chuva_EFC422F5-867F-4A8F-B4EA-3672236ECFCC.JPG Na Rua Senador Cunha Melo, uma panificadora teve o telhado arrancado pelo vento. Foto: Divulgação
18/09/2019 às 07:51

O calor e a alta umidade registrados em Manaus podem ocasionar novos temporais acompanhados de fortes rajadas de vento, na cidade, nos próximos dias. A informação é da Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que ontem chegou a registrar ventos com velocidade de 48 quilômetros por hora (Km/h) numa temperatura que variou entre 33 e 22 graus (ºC).

O órgão afirma ainda que o temporal de ontem aconteceu devido uma instabilidade temporal que afetou o clima na cidade, ocasionando fortes ventos e chuva intensa.



De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA), até às 17h de ontem, a corporação foi acionada para atender cinco ocorrências de quedas de árvores em decorrência do temporal.

Uma dos casos foi registrado na avenida do Turismo, bairro Ponta Negra, Zona Oeste da cidade, onde uma árvore caiu devido as fortes rajadas de vento e bloqueou temporariamente a via.

Na avenida Senador Cunha Melo, no bairro São Jorge, também na Zona Oeste, uma panificadora foi destelhada. O vento lançou a estrutura na fiação elétrica.

 Falta de luz e água

Vários pontos da capital também sofreram interrupções de energia elétrica. Por meio de nota, a Amazonas Energia chegou afirmar que 75 imóveis foram afetados em decorrência do desligamento de 15 transformadores e, que reforçou uma equipe para atendimentos de demandas decorrentes de temporais, disponibilizando atendimento 24h por seus canais de atendimento (call center 0800 701 3001, app e site).

Por conta da falta de energia, houve suspensão do fornecimento de água nas Norte, Oeste, Centro-Oeste, Sul e no Distrito Industrial. Houve desligamentos de estações de produção de água e de diversos sistemas.

Em nota, a Águas de Manaus explicou que os bairros nestas regiões poderiam apresentar oscilações no fornecimento de água tratada, mas que o serviço estava sendo condicionado ao reestabelecimento da energia elétrica.

Previsão de mais chuva

Novos temporais podem ocorrer hoje, segundo o site do Inmet, que destaca 95% de chance de chuva para todo o dia, com temperatura mínima de 24° e máxima de 33°.

News wal 0488c851 da85 434c afa9 e1a895689bb3
Repórter de A Crítica
Jornalista formada em 2014 pela Uninorte e pós-graduanda em Gestão de Redes Sociais e Marketing Digital pela Fametro, começou em A Crítica como repórter de esportes em 2016. Hoje atua na editoria de política e economia, com uma enorme paixão pelo jornalismo investigativo.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.