Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
MEDIDA

Câmara Municipal de Manaus implantará data center em 2020

CMM anuncia implantação de central de processamento de dados e mais duas salas de atendimento à população



cmm_7C49CD13-ADEC-44E2-B355-644597792166.JPG Presidente da CMM, Joelson Silva, avalia que as novas salas de atendimento é uma forma de aproximar o Legislativo da população. Foto: Divulgação
29/12/2019 às 14:21

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai instalar no ano que vem uma central de processamento de dados e duas novas salas para atendimento personalizado ao público sobre questões de água e saneamento e relacionadas a assuntos sócio-comunitários e legislação participativa. Os projetos para 2020 foram divulgados pela Diretoria de Comunicação da CMM.

De acordo com o presidente da CMM, Joelson Silva (PSDB), a proposta é dar dinâmica diferente para as comissões, a fim de aproximar cada vez mais o Poder Legislativo da população, a exemplo do que já ocorre com a defesa do consumidor e a defesa e proteção dos direitos da mulher, cujo núcleo de atendimento foi inaugurado no dia 17 deste mês, com serviços exclusivos ao público feminino feito por advogada, assistente social e psicóloga.



O centro de processamento de dados será composto de um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, com sistemas de rede que irão possibilitar maior segurança das informações, agilidade, transparência e integração no atendimento às pessoas.

“O novo ano já está às portas e, além de um plenário revitalizado, teremos um data center que nos dará uma internet mais rápida, total segurança no trato com os documentos, processos legislativos e administrativos. Quem ganha com isso somos todos nós vereadores, servidores e, principalmente, a população manauara", disse Joelson Silva.

Com a instalação do data center, itens como computadores que servem aos gabinetes dos vereadores, vão ser substituídos por máquinas modernas e rápidas, licenciadas com aplicativos offices, e que irão proporcionar melhorias às atividades parlamentares.

O processo de modernização abrange também a troca de tablets antigos por outros de última geração, além da instalação de novos nobreaks nos setores estratégicos, objetivando evitar perdas e danos nos equipamentos utilizados.

Novos aplicativos também estarão em desenvolvimento pela própria Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), para atender a gestão dos gabinetes e os setores administrativos.

"Chegamos à era digital, e a Câmara não poderia ficar atrás no momento em que as informações transitam em velocidade instantânea, em que há comunicação direta entre as pessoas, sem limite de tempo e espaço", observou o presidente.

Reforma

No dia 13 de fevereiro, encerra o prazo de 90 dias da obra de reforma do plenário da CMM. “É uma revitalização que irá trazer maior segurança e acessibilidade para uma área que já apresentava problemas. Até pequenos acidentes foram registrados no local. As pessoas já torceram o pé, caíram, e passaram por situações constrangedoras. Isso não pode ocorrer mais nesta casa”, disse Joelson Silva.

TV Câmara contará com canal digital

Outra novidade para 2020 será a inserção da TV Câmara em canal digital, na frequência 55.4 da TV Senado, com uma programação bastante diversificada. O processo já está em fase licitatória para a contratação de empresa, e a previsão é que o canal digital passe a funcionar a partir de fevereiro.

O termo de cooperação técnica inédito foi assinado no mês de outubro, em Brasília, no gabinete da presidência do Senado Federal. Atualmente, a TV Câmara pode ser sintonizada nos canais 99 e 36 da Net, e 50.1 no canal aberto.

A cooperação técnica representa o primeiro arranjo técnico nesse formato no Brasil, pois um único canal irá retransmitir quatro sub-canais, integrando as TVs do Senado, Câmara Federal, Assembleia e Câmara de Vereadores.

Além da TV Câmara, a CMM possui a Rádio Câmara Cidadã de Manaus,  fruto de parceria com a Câmara Federal. A rádio opera desde o dia 13 de junho, na frequência FM  105,5 MHz.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.