Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
POLÍTICA

Câmara Municipal deve criar comissão para defender Zona Franca de Manaus

Vereadores aprovaram moção de repúdio contra Paulo Guedes e prometem formar bloco de defesa da ZFM



ZONA-FRANCA_53F282D7-EA4F-4E5D-96C2-9C20A6DD2D1B.JPG
Foto: Jair Araújo
23/04/2019 às 07:00

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) apresentou, durante a sessão plenária dessa segunda-feira (22), uma moção de repúdio à declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, onde ele afirma que “o Brasil não pode pagar pela Zona Franca de Manaus”. A matéria, que foi aprovada com  unanimidade pelo parlamento, inicialmente havia sido apresentada individualmente pelo vereador Elias Emanuel (PSDB), mas os vereadores decidiram apresentar em conjunto na Casa.

Na ocasião, o presidente do parlamento, Joelson Silva (PSDB), afirmou que a Câmara está atenta a todas as discussões sobre o assunto e, se necessário formará uma comissão para defender esse modelo econômico, que gera empregos diretos e indiretos no Amazonas.

O assunto também foi amplamente discutido no plenário da Casa Legislativa, causando revolta na maioria dos parlamentares. O vereador David Reis (PV), por exemplo, afirmou que na entrevista concedida por Paulo Guedes, ficou evidente os posicionamentos contrários do Governo Federal à Zona Franca de Manaus.

“Aquele empresário que tinha alguma dúvida em trazer sua indústria para o Amazonas, ela se exauriu na quarta-feira à noite. Fora que isto aumenta ainda mais pressão que já sofremos por parte dos empresários do Sul e Sudeste do País”, afirmou o vereador que ainda destacou a importância do pólo industrial para a manutenção da Floresta Amazônica.

Diego Afonso (PDT) também repudiou a declaração de Guedes, criticando em partes o governo que ao longo dos 52 anos do modelo, que segundo ele, não se preocupou em criar outras alternativas econômicas para o Estado e se limitou somente às indústrias.

“Foi feito muito pouco ou quase nada para melhorar o que temos. E agora? Agora, temos que liberar o potássio em Autazes, brigar pelo nosso desenvolvimento econômico de fato, com a nossa biodiversidade, turismo e muitas outras matrizes e riquezas que temos aqui na nossa região amazônica como um meio de nos recuperarmos destes ataques”, frisou o vereador.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o vereador Gedeão Amorim (MDB), também afirmou que ao longo dos anos o governo não proporcionou melhorias no polo industrial com condições em infraestrutura e desenvolvimento.

“Manaus teve um crescimento fantástico com a criação do modelo Zona Franca, chegando na metrópole que hoje podemos ver devido a força de uma matriz econômica que alavancou tudo isso, mas infelizmente a Zona Franca trata-se de um projeto mal resolvido. Há muitas questões que deveriam ser resolvidas ao longo do ano, com a melhoria das nossas estradas, portos, incentivos, desburocratização do PPB (Processo Produtivo Básico), mas tudo isso foi deixado de lado pelos governos”, disse Amorim.

Líder da oposição no parlamento, Chico Preto (PMN), acredita que a saída para o fim dos ataques à Zona Franca, está na exploração das riquezas naturais do Amazonas, tendo como ponto forte apresentado por ele, a produção de alimentos por meio da pecuária. A medida segundo ele, diminuiria a dependência do Estado que atualmente está com 95% da economia ligada à Zona Franca de Manaus.

“Ficamos com uma dependência muito grande da Zona Franca de Manaus durante estes 52 anos. Eu gostaria que nos próximos 40 anos que ainda temos do modelo, que esta dependência fosse diminuindo, que continuemos com um polo industrial forte, mas com outras matrizes econômicas, com base nas riquezas que temos aqui”.

Diálogo

Na última sexta-feira (19), o prefeito Arthur Neto (PSDB) publicou um artigo em suas redes sociais sobre a declaração de Paulo Guedes, onde ele afirma que é preciso continuar o diálogo com Paulo Guedes e que é preciso levá-lo a entender o conjunto de razões, com base real e sólida, para defender a ZFM.

News portal1 ebdb60b0 2379 4a72 b3a4 78bbee97fcf7
Repórter do Caderno A do Jornal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.