Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
jb_2FBF92A3-FB4E-41A1-89B2-B2F2A6E039E8.JPG
publicidade
publicidade

Saúde mental

Caminhada na Ponta Negra leva orientação sobre o Janeiro Branco

Grupo chamou a atenção para a importância de se discutir a saúde mental; campanha encerra na quarta-feira


28/01/2019 às 16:15

Promover e conscientizar sobre a saúde mental e qualidade emocional de vida é o foco da campanha “Janeiro Branco” que vai contar com varias atividades no decorrer da semana. As ações iniciaram no começo do mês e encerram com uma grande caminhada no Município de Itacoatiara (a 110 quilômetros de Manaus) na próxima quarta-feira (30). Na manhã deste domingo (27), na orla da praia da Ponta Negra, um grupo se reuniu para levar informações e falar sobre a importância de discutir o assunto.

O movimento chamou a atenção de quem estava se exercitando no local no domingo de manhã. A contadora Daniele Peres disse que o as ações do tipo são muito importantes e que as pessoas precisam voltar um pouco às atividades do passado para amenizar o que estamos vivendo hoje. “Atualmente muita gente se tranca, vive em um mundo virtual, na correria. Vivem acelerados e isso causa estresse, depressão. Hoje em dia a gente tem que desacelerar como era antigamente, as pessoas tinham mais calma, tranquilidade para fazer as coisas. Hoje com a pressa as pessoas esquecem de fazer uma atividade física, de levar os filhos para praticar, mostrar um outro lado da vida, as coisa mais simples. Acredito que essa loucura influência muito e por isso é preciso alertar”, comentou.

Assim como a contadora, a jornalista Carla Martins, que estava ajudando no movimento, comentou sobre a importância de discutir o tema, pois os índices de suicídio só tem aumentado no mundo e no Brasil: “Agora o problema tem aumentado em crianças e adolescentes. É o índice alto, por isso é importante essa campanha de saúde mental. Então hoje essa discussão se faz muita necessária, porque hoje as pessoas se encontram em desespero, se acham dentro das mídias com muitos amigos e dentro de casas sozinhas. Muitas vezes curtindo aquela solidão onde isso vai gerando muitos problemas e transtornos. Por isso é importante falar disso”.

Para a psicóloga e coordenadora do Janeiro Branco em Manaus, Aline Félix, a saúde mental precisa ser pauta todos os anos, pois ela envolve muitas outras questões da vida de uma pessoa. “Sem saúde mental não há saúde física. Isso porque através das emoções você consegue lidar com as demais situações. Por isso é preciso falar disso, pois é diferente de transtorno mental. As pessoas precisam entender principalmente quem esta passando por isso e ajudar. Então a gente veio aqui fazer o alerta, falar sobre o primeiro passo que é buscar algo para se sentir bem. Seja uma atividade física, um passeio, ou algo que as faça bem”, explicou.

publicidade

Outras atividades até quarta

Antes do encerramento da campanha, na quarta, outras atividades vão acontecer em vários pontos da cidade. Nesta segunda-feira (28) o grupo vai promover uma roda de conversa com as idosas do grupo Florescer No Centro de Convivência 31 de Março, no bairro do Japiim, Zona Sul.

Na terça (29), a programação acontece na Policlínica José Antônio da Silva, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte, e na quarta o grupo vai dar uma palestra em um evento fechado no Instituto Silvério de Almeida Tundis ( ISAT), bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

Na caminhada que encerra a campanha, no dia 30, varias secretarias da rede sócio assistencial da cidade de Itacoatiara estarão presentes. O evento inicia com concentração em frente ao colégio Jamel Amed, avenida Parque, Centro, às 9h.

Entres os órgãos envolvidos estarão representantes dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e de Assistência Piscossocial (CAPS).

publicidade
publicidade
Mais de 400 panes por mês ocorrem em coletivos de Manaus, apontam dados da SMTU
Fast e Manaus fazem primeira partida da decisão do Campeonato Amazonense 2019
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.