Publicidade
Manaus
Mobilização

Campanha alerta pessoas sobre os inúmeros malefícios do tabagismo

Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) se prepara para promover a "Campanha Sem Tabaco 2016" 27/05/2016 às 10:16 - Atualizado em 27/05/2016 às 10:17
Show tabgismo
A campanha tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do tabaco / Fotos: Reprodução/Internet
Luana Carvalho Manaus (AM)

A Campanha Municipal Sem Tabaco, prevista para iniciar na segunda-feira (30), tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a população sobre os riscos à saúde decorrentes do uso do tabaco. A Gerência de Promoção da Saúde da Secretaria de Saúde de Manaus (Semsa) desenvolverá várias ações nos ambulatórios da rede de saúde do município.

A meta é promover o início do tratamento ao fumante e atividades de conscientização a serem desenvolvidas por especialistas e técnicos em diferentes locais da cidade como o PAC da Compensa, Shopping Grande Circular, Feira do Bairro Santa Etelvina, Centros de Convivência do Idoso e escolas.

Nas atividades programadas estão previstas a realização de palestras, apresentações de vídeos, avaliação do dióxido de carbono, Teste de Fagerstron, rodas de conversa para gestantes, puérperas e nutrizes fumantes, além da entrega de material informativo e inscrição no Programa Municipal de Controle do Tabaco para usuários que desejam parar de fumar.

De acordo com a chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudável, Estefânia Freitas, é muito importante que a decisão de parar de fumar seja uma decisão do próprio fumante. “Muitas pessoas iniciam o tratamento em nossos ambulatórios por pressão de membros da família ou de amigos. Como não se determinaram em assumir a postura de parar de fazer uso do tabaco, desistem no meio do tratamento”, explicou.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o tratamento aos fumantes é oferecido gratuitamente pela rede municipal de saúde, por meio dos 19 ambulatórios inaugurados na gestão do prefeito Artur Neto. “Eles foram implantados nas Unidades Básicas de Saúde da Semsa e contam com equipes multidisciplinares composta de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas”, destacou.

Inauguração de outro laboratório

Dentre as atividades programadas na campanha, está prevista a inauguração, com data a ser confirmada, de um Ambulatório de Tratamento e Controle do Tabagismo, desta vez na Policlínica Anna Barreto Pereira, na av. Grande Circular, Monte Sião.

Publicidade
Publicidade