Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Campanha alerta população contra o desperdício de água

Coordenada pelo Departamento de Fiscalização de Saneamento, a campanha tem como objetivo orientar os usuários quanto ao uso racional da água, demonstrando, a cada visita domiciliar, a relação entre o valor pago e o volume de água consumido


13/04/2015 às 08:23

Para deixar um alerta aos usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Manaus, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos (Arsam) dará início, esta semana, à campanha “Aprenda a Calcular Sua Conta”. Coordenada pelo Departamento de Fiscalização de Saneamento, a campanha tem como objetivo orientar os usuários quanto ao uso racional da água, demonstrando, a cada visita domiciliar, a relação entre o valor pago e o volume de água consumido.

Esclarecimentos simples sobre a importância do hidrômetro e torneira boia, reservação de caixas d’água para o controle do consumo e o cálculo da conta são os primeiros procedimentos realizados pela Arsam nas fiscalizações de rua. Além disso, o percentual cobrado pelo serviço de tratamento de esgoto, se existente, também é esclarecido.

Faça você mesmo

Cada vez que uma torneira é aberta o hidrômetro entra imediatamente em ação. É o hidrômetro que registra a quantidade de água que o usuário consome. O hidrômetro, obrigatoriamente, possui um lacre que não deve ser violado, pois o perfeito estado do lacre assegura que não houve adulteração no marcador.

Fazer a leitura do hidrômetro é simples. O usuário deve anotar os quatro números pretos, localizados em sua parte esquerda (de uma sequência de seis dígitos), e desprezar os números vermelhos (localizado na parte direita da citada sequência). Um mês depois de fazer a anotação, o usuário voltará a consultar a numeração dos números pretos e fazer uma conta de subtração. O resultado desta equação indicará a quantidade de metros cúbicos consumidos durante este período.

Se na primeira leitura os quatro números pretos registrarem 0549, e um mês depois a nova numeração desta sequência for 0632, o usuário terá consumido: 0083 metros cúbicos de água no mês (00632 – 00549 = 0083). Se efetivo o serviço de esgoto, o valor cobrado corresponderá a 100% sobre o valor da conta de água.

Vazamentos e furtos

Além de medidas imediatas de economia, a campanha também incluiu o combate a vazamentos nas redes de abastecimento, por meio da redução do tempo de manutenções. A Arsam também realiza o combate às ligações clandestinas.


publicidade
publicidade
Presidiários do Amazonas começam a ser vacinados contra a gripe H1N1
Ministro da Saúde faz apelo para público-alvo se vacinar contra a gripe
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.