Publicidade
Manaus
VACINAÇÃO

Campanha de Multivacinação em Manaus oferece 16 tipos de vacina à população

O público alvo é crianças e adolescentes com atrasos na imunização. As vacinas podem ser encontradas em 182 unidades de saúde na cidade 11/09/2017 às 13:11 - Atualizado em 11/09/2017 às 16:14
Show b4822807 ef73 443d 87f6 9425e4b0c7df
Foto: Euzivaldo Queiroz
Isabelle Valois Manaus (AM)

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Manaus deu início na manhã desta segunda-feira (11) a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação com foco em crianças e adolescentes com atrasos. A campanha ocorre durante duas semanas com previsão para encerramento no dia 22 de setembro.

A multivacinação é uma estratégia do Programa Nacional de Imunização (PNI). Desta vez irá focar em crianças e adolescente menores de 15 anos. A abertura da campanha ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Theodomiro Garrido, localizado no bairro Colônia Oliveira Machado, Zona Sul de Manaus. Para este ano, estão disponíveis 16 tipos de vacinas nas 182 unidades de saúde, com sala de vacinação durante todo o período da campanha.

Conforme o secretário de saúde do município, Marcelo Magaldi, mesmo com o foco da campanha direcionado às crianças e adolescentes, os postos de vacinação também estão preparados a receber os adultos e idosos que necessitem atualizar a caderneta de vacinação.

“Qualquer pessoa pode comparecer nas nossas unidades de saúde para pôr em dias o processo de imunização, mas para isso precisam portar a caderneta de vacina para seguirmos com as atualizações necessárias. Estamos contando com equipes preparadas em nossas UBSs para realizar esse procedimento”, comentou o secretário.

Magaldi reforçou que estão disponíveis 16 vacinas destinadas ao combate de 17 doenças. “Temos vacina suficiente para atender toda a demanda de Manaus. Vale reforçar que a melhor forma de evitar doenças é com a vacinação. Entre as vacinas ofertadas temos também a do HPV. Esta se destina à prevenção do câncer do colo do útero, no qual o Amazonas, como Manaus, tem focado no combate e diminuição nos casos registrados”, informou.

A chefe de divisão e imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informou que não há metas para esta campanha de multivacinação. Conforme Isabel, durante esses seis anos consecutivos que ocorre a campanha, a cada ano é notável que a população tem procurado as unidades para manter em dias a carteira de vacinação. “A cada ano a procura tem sido maior, isso mostra que a campanha tem atingido o objetivo”, completou.

Publicidade
Publicidade