Segunda-feira, 06 de Abril de 2020
Manaus

Campanha promove conscientização de pais para atualizar cartão de vacina de crianças

No dia 18, todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da Prefeitura de Manaus e os CAICs, da rede estadual, estarão funcionando das 8h às 17, para atender as crianças



1.jpg No dia 18, todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da Prefeitura de Manaus e os CAICs, da rede estadual, estarão funcionando das 8h às 17, para atender as crianças
07/08/2012 às 09:59

No dia 18 de agosto, começa em todo o País, a Campanha Nacional de Multivacinação, que será realizada pelo Ministério da Saúde, com apoio das secretarias estaduais e municipais de saúde. O objetivo da campanha é estimular pais e responsáveis a atualizar a situação vacinal das crianças menores de 5 anos, que estejam com o esquema de imunização atrasado.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a campanha se estenderá até o dia 24 de agosto. No dia 18, todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da Prefeitura de Manaus e os CAICs, da rede estadual, estarão funcionando das 8h às 17, para atender as crianças.



O secretário destaca que é indispensável que as crianças compareçam à unidade de saúde munidas do seu Cartão de Vacinação. Somente mediante análise dos registros feitos no cartão é que o vacinador poderá identificar, com precisão, quais as vacinas que estão atrasadas. Meninos e meninas que estejam com o esquema vacinal em dia, não precisam ir ao posto de saúde.

A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Kassia Véras, explica que a atualização vai abranger vacinas como a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Tetravalente, Rotavírus, Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP e contra a Paralisia Infantil (na forma de gotinha ou injetável, este último caso para as crianças de 2 meses, que estiverem iniciando o esquema de imunização contra a paralisia infantil).

Cumprindo o calendário básico de vacinação, as crianças ficam protegidas contra doenças como sarampo, difteria, tétano, coqueluche, algumas formas de meningite, febre amarela, hepatite do tipo B, entre outras enfermidades.

 

 

 

 

 

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.