Publicidade
Manaus
SETEMBRO VERDE

Campanha realiza ação de conscientização sobre a doação de órgãos

A ação “Domingo Verde” de conscientização sobre a doação de órgãos foi realizada na faixa liberada da Ponta Negra, Zona Oeste. 11/09/2016 às 21:13
Show 11.09
A “Caminhada para a Vida” teve a participação de profissionais de saúde da capital. Foto: Winnetou Almeida
Geizyara Brandão Manaus (AM)

A Campanha “Setembro Verde”, realizada pela Central Estadual de Transplantes, contou na manhã deste domingo (11) com a ação “Domingo Verde” de conscientização sobre a doação de órgãos, na faixa liberada da Ponta Negra, Zona Oeste da capital amazonense. O evento é uma parceria da Secretaria de Saúde do Amazonas (SUSAM) e a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Segundo estadual de transplantes, Leny Passos, a sensibilização facilita a autorização das famílias para a doação. “A recusa familiar em torno da doação começou com 75%, em 2011. Hoje nós estamos em 45%, mas o nosso objetivo é chegar a 30%”, afirmou.

“Acreditamos que esse é um processo educativo, à medida que a gente fala sobre o assunto mais pessoas vão se decidir em favor da causa da doação”, completou Passos.

A “Caminhada para a Vida” teve a participação de mais de 300 profissionais das unidades de saúde da cidade que são porta de entrada de urgência e emergência.

Números

De acordo com o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), a lista de espera no Amazonas para transplantes de Rim, Córnea somam 316 pacientes ativos somente no início de 2016.

O Hospital Santa Júlia, da rede privada, credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), realizou, no ano passado, 13 cirurgias de transplantes no Amazonas.

Publicidade
Publicidade