Domingo, 26 de Maio de 2019
SOLIDARIEDADE

Campanha ‘Vidas por Vidas’ busca arrecadar 2 mil bolsas de sangue até fim do ano

A ação é uma parceria entre o Hemoam e a Aceam. Para doar sangue basta ir à unidade do Hemoam que fica localizada na avenida Constantino Nery, de segunda a sábado, das 7h até 18h



doa__o_hemoam.JPG
No ano passado, cerca 3 mil pessoas foram até o Hemoam motivados pela campanha. Isso resultou em 1.400 bolsas de sangue. Foto: Clóvis Miranda
10/04/2017 às 06:11

Até o final deste ano, a expectativa é que mais de duas mil bolsas de sangue sejam arrecadadas durante a 12ª edição da campanha “Vidas por Vidas”. Promovida por uma parceria entre a  Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) e a Associação Central Amazonas da Igreja Adventista do Sétimo Dia (Aceam), a campanha prevê ações de mobilização e conscientização sobre doação de sangue.

Só no primeiro dia da campanha, no sábado, mais de 300 pessoas doaram sangue. De acordo com o pastor responsável pela organização da iniciativa, Anderson Samir dos Santos, as doações iniciam sempre nesse período de Páscoa e seguem durante os demais meses, terminando em dezembro. “Nossa ideia é fortalecer esse pensamento de solidariedade nas pessoas”, comentou.

E, pelo visto, a estratégia vem funcionando. No primeiro dia da campanha teve gente que foi doar sangue pela primeira vez, como o enfermeiro Josué Nogueira de Oliveira, 36. Ele explicou que, mesmo sendo enfermeiro, sempre teve dificuldades de  arrumar tempo para  ir até a fundação para doar sangue. “Trabalhamos em ritmo de plantão e muitas vezes precisamos de mais de um emprego para suprir a necessidade da família, logo ficamos sem um tempo apropriado para realizar esse tipo de doação. Quando soube na igreja da ação, disse que iria abraçar essa causa e fazer a minha parte doando e hoje estou aqui”, explicou.

Enquanto Josué doou pela primeira vez, o industriário Levi Passos, 25, fez a quarta doação de sangue dele. “Sei da importância dessa contribuição. Hoje pode ter alguém em qualquer leito precisando dessa bolsa de sangue, por isso sempre que possível tenho participado da campanha e doo sangue com muito orgulho”, comentou.

Meta

Segundo Anderson, nas últimas edições o Amazonas tem sido o estado brasileiro com mais número de doações de bolsas de sangue em todo o País. “Nos outros estados, a campanha dura só no período da Páscoa ou dois meses. Mas, no Amazonas, todos os sábados temos um número muito bom de doares”.

Quer ser doador?

Para doar sangue, basta procurar a unidade do Hemoam, que fica localizada na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste, de segunda a sábado, das 7h até 18h. É necessário apresentação de um documento de identificação com foto e atender aos pré-requisitos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.