Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
belvedere_319881AB-DF33-464E-A14D-5144614DA11F.JPG
publicidade
publicidade

ZONA CENTRO-OESTE

Moradores de conjunto em Manaus asfaltam ruas e reformam academias ao ar livre

A ação mais recente do grupo de moradores tem sido a reforma da academia ao ar livre, inaugurada há dois anos


28/01/2019 às 03:35

Colaborações, enxadas, pás e mãos à obra. Esse tem sido o lema dos moradores de 14 ruas do conjunto Belvedere, Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus. O que começou como um canal de comunicação entre moradores e a Polícia Militar do Amazonas, chamado Rede de Vizinhos Protegidos (que por meio de grupos de WhatsApp mantém os policiais que fazem a ronda da área informados sobre atividades suspeitas), tem sido usado também para promover outras ações, como o asfaltamento de algumas ruas do conjunto e a reforma de uma academia ao ar livre. Tudo organizado e cotizado pelos moradores dentro desses grupos.

A ação mais recente do grupo de moradores tem sido a reforma da academia ao ar livre, inaugurada há dois anos. “Quem está fazendo a reforma que deveria ter sido feito pela prefeitura há muito tempo somos nós mesmos, com o nosso próprio dinheiro. Geralmente fazemos assim: nos reunimos e vemos qual equipamento precisa de manutenção, fazemos uma cota e mandamos consertar. No momento estamos ampliando a área pra construir um chapéu de palha para que em breve possamos criar uma associação de moradores visando fortalecer a nossa voz”, disse o industriário Wagner de Oliveira, porta-voz dos moradores.

Ele lembra que a Prefeitura de Manaus, à época da inauguração da academia, prometeu construir uma quadra poliesportiva na área, o que até hoje não saiu do papel.

“Aqui [onde há a academia ao ar livre mantida pelos moradores] era uma área de risco, um lixão. Lembro que o matagal tomava conta da rua. Mas agora os moradores podem usufruir de um espaço para se exercitar. Uma pena que nunca passou por uma reforma, o que tivemos de fazer por conta própria, senão voltaria a ser o que era antes”, lembrou a funcionária pública Elaine Lins.

Grupos

publicidade

Por meio de grupos de WhatsApp, criados originalmente para o Rede de Vizinhos Protegidos (um canal direto dos moradores com a 17°  Companhia Interativa Comunitária, que faz o policiamento daquela zona), os moradores têm se mobilizado também para tapar os buracos nas ruas do conjunto e carpir uma área verde onde fica a academia, ao mesmo tempo em que cria uma conscientização ambiental em quem mora próximo à àrea verde do conjunto, e numa fiscalização conjunta não permitindo que ninguém jogue lixo ali.

“Fazemos com o dinheiro do nosso próprio bolso o que o poder público deveria estar fazendo, já que pagamos os nossos impostos. Nunca passaram aqui para tapar os buracos dessas ruas nem pra manter essa área verde limpa. Como sempre fazem em outras zonas da cidade, eles [o poder público] só asfaltam as ruas principais, as adjacentes são esquecidas. Mas bem que a prefeitura poderia olhar com mais atenção para essas nossas demandas e nos ‘dá uma força’ pra terminarmos de reformar a nossa academia ao ar livre e construir um chapéu de palha em prol dos moradores do conjunto”, apelou Wagner, que destacou também que por falta de um escoamento pluvial adequado nas ruas do conjunto há muitas alagações por ali em períodos chuvosos.

Rede mantém PMs informados

Após constantes assaltos a residências e nas ruas do Conjunto Belvedere, foi criado na área uma Rede de Vizinhos Protegidos (RVP), uma forma de, por meio de grupos de WhatsApp, manter os policiais da 17° Cicom informados a respeito de ações suspeitas. Cada uma das 14 ruas do conjunto tem um grupo para essa finalidade.

A troca de informações com os policiais fez com que o índice de criminalidade na área tenha diminuído consideravelmente no último ano, segundo relatam os próprios moradores. A iniciativa surgiu após uma série de assaltos a 20 residência na área em 2017.

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.