Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019
LIXO

Carcaças bovinas são descartadas em lixeira viciada no Distrito Industrial

Ossadas têm atraído a presença de urubus e outros animais, o que tem incomodado moradores e pessoas que trabalham na região



lixeira_5ED4FC0D-090B-48DF-B0E2-C5321C207A99.JPG Foto: Jander Robson
04/05/2019 às 08:51

Uma grande quantidade de lixo doméstico, além de carcaças bovinas, estão sendo despejadas e acumuladas em uma lixeira viciada, localizada na avenida Bambuzinho, no Distrito Industrial 2, na Zona Leste de Manaus.  A ossada animal tem atraído a presença de urubus e outros animais, o que tem incomodado não só moradores das proximidades, como pessoas que trabalham nas empresas das redondezas. O mau cheiro também é forte no local e incomoda quem passa pela rua.

“Esse problema é antigo. As pessoas vêm, jogam lixo aqui durante a noite e não há nenhuma fiscalização. Aqui é uma via de acesso para as empresas, os trabalhadores passam por aqui e as pessoas não respeitam”, criticou um  prestador de serviços que preferiu não ser identificado, por medo de represálias.  “Um dia desses eu mesmo coloquei a minha máquina para fazer limpeza, porém, as pessoas continuam jogando lixo e isso incomoda muito”, afirmou ele, indignado com a situação. 



O homem também acredita que os ossos que foram descartados  de forma irregular praticamente no meio da rua sejam de algum frigorífico ou supermercado grande. “Tem mais ou menos duas semanas que essa ossada está aí. Deve ter sido algum caminhão de supermercado que despejou. Os urubus já puxaram para todo o canto. A gente  liga  para ‘disque denúncia’ da prefeitura  e nada aconteceu até agora”,  reclamou. 

Escuridão

Ao avistar a  reportagem do Portal A Crítica, o industriário Mário Ali, de 46 anos, também quis comentar sobre a lixeira irregular. “Todos os dias eu passo por aqui e me sinto incomodado com esses urubus e o mau cheiro, que é terrível. Estamos sendo obrigados a conviver com isso. A gente pede aos órgãos competentes que venham e se manifestem sobre esse lixão  que está se formando. Isso aqui precisa acabar”, afirmou ele. 
 
Já outro morador afirmou que o descarte irregular de lixo acontece, principalmente, no período noturno. “A minha esposa sempre comenta que presencia carros parando para jogar lixo. São vários carros fazendo a mesma coisa, diariamente. Inclusive, essa rua aí não tem iluminação. É uma escuridão medonha e,  por isso,  cadáveres de pessoas já foram encontrados  nessa via”, comentou o morador, que também preferiu não se identificar.

Fiscalização

Provocada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informou que enviará, na semana que vem, uma equipe de fiscalização ao local para averiguar  a denúncia e tomar as providências cabíveis.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.