Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
TECNOLOGIA

Carta de serviços ensina passos para resolver processos de aposentadoria

Disponível no site da Amazonprev, ferramenta conscientiza também usuários das informações essenciais quanto aos processos de aposentadoria



agora_agorinha_amazonprev_61E9465C-D533-4FAD-809F-CC6D73136288.JPG Foto: Divulgação/Amazonprev
07/07/2019 às 15:25

No portal do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev) existe uma ferramenta, a Carta de Serviços da instituição, que explica de forma didática todo o funcionamento da previdência estadual.

Além disso, conscientiza os usuários das informações essenciais quanto aos processos de aposentadoria, bem como a documentação necessária para requerer o benefício.

A carta informa, ainda, os canais de comunicação entre o público e o órgão (Fale Conosco e Ouvidoria) e o Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC).

A gerente do Controle Interno da Amazonprev, Daniela Lobo, que elaborou a Carta de Serviços, enumera outras informações contidas no documento disponível no www.amazonprev.am.gov.br, como as atividades prestadas pela instituição; os prazos a cumprir; tira-dúvidas; sugestões e denúncias.

“É uma forma mais fácil da sociedade saber como funcionamos, de entrar em contato, de ter as informações sobre os serviços previdenciários do estado”, aponta a gerente.

A Carta de Serviços segue determinação da Controladoria Geral do Estado (CGE), baseada na Lei 13.460/2017, que dispõe sobre a proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos. Segundo a lei, a Carta deve detalhar os compromissos e padrões de qualidade do atendimento, dentre eles: propriedade de atendimento, recepção e resposta; mecanismo de comunicação e procedimentos para as manifestações do público-alvo e sociedade acerca dos serviços.

Melhorias

Para a gerente técnica da Amazonprev, Mary Mattute, outra desenvolvedora do documento, a Carta é um instrumento que aproxima a instituição do seu público. “É a consolidação, em um documento didático, de toda forma de comunicação com a sociedade. Também promove a comodidade ao nosso beneficiário, que não precisa mais se deslocar até à sede da instituição apenas para conseguir uma informação”, explica.

*Com informações de assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.