Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
INVESTIGAÇÃO

Casa de Alejandro deve ser palco de reconstituição do 'Caso Flávio' na segunda-feira (18)

Atualmente presos, Alejandro Valeiko, Elielton Magno, Edvandro Júnior, Mayc Parede e Elizeu da Paz devem participar presencialmente desta etapa do inquérito



show_show_947248b7-494b-4130-babf-222934f7dd6a_BADC85D7-ADF6-4880-AA67-9CEA95956792.jpg Foto: Jair Araújo
13/11/2019 às 14:17

A reconstituição das cenas que deram início ao ‘Caso Flávio’ devem acontecer na próxima segunda-feira (18), às 16h, com ponto de partida na casa onde morava Alejandro Valeiko, filho da primeira dama de Manaus, Elisabeth Valeiko. Ele cumpre prisão temporária desde o dia 8 de outubro na sede da delegacia do 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na Zona Oeste da Capital, por suspeita de envolvimento no assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues, encontrado morto no dia 30 de setembro após uma festa na casa de Valeiko. Outros quatro investigados permanecem presos na capital.

Na reconstituição, os investigadores devem tentar refazer a ordem cronológica dos eventos que culminaram com a morte de Flávio. Atualmente presos, Alejandro Valeiko, Elielton Magno, Edvandro Júnior, Mayc Parede e Elizeu da Paz devem participar presencialmente desta etapa do inquérito. O crime está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) que sinalizou concluir o inquérito policial até o final deste mês.



Vitorio Del Gato, o cozinheiro que morava na mesma casa de Valeiko também vai participar da simulação. Del Gato teve prisão temporária decretada, mas após a defesa entrar com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do AM alegando ‘tratamento de câncer de próstata’ a juíza Ana Paula Braga concedeu liberdade ao cozinheiro.

Além da residência de Valeiko, a portaria do condomínio de luxo também vai ser palco para a reconstituição. Nela, Elielton Magno foi encontrado com pelo menos uma facada nas costas na noite do dia 29 de outubro. Em depoimento, o ex-militar Mayc Parede assumiu ter desferido o golpe contra o jovem. Alegando legítima defesa, o ex-militar assumiu, também, ser o autor dos golpes com faca contra Flávio Rodrigues. Apesar da confissão de Mayc, o delegado Paulo Martins, da DEHS, encontrou contradições nos depoimentos dos envolvidos.

Outros locais como o terreno no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, onde foi encontrado o corpo de Flávio, também fará parte do roteiro da simulação. A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que não poderia se posicionar sobre a reconstituição porque a investigação está em segredo de justiça.

Entenda

Flávio foi encontrado morto em um terreno no bairro Tarumã, Zona Oeste, no dia 30 de setembro, com marca de seis facadas nas costas, perna e barriga, horas após se reunir com outros homens na casa de Alejandro Valeiko. A casa de Alejandro foi o último local em que Flávio foi visto vivo antes do homicídio. A primeira-dama, Elisabeth Valeiko, foi uma das primeiras pessoas a visitar o local após o crime. Em depoimento prestado na DEHS, Alejandro afirma que viu sua mãe limpando sangue que estava na casa, mas acrescentou que o sangue em questão pertencia a ele, após ter sido vítima de uma 'coronhada' de seu ex-segurança, Elizeu da Paz. 

Elisabeth prestou depoimento na sede DEHS, situada na Av. Grande Circular, Zona Leste, no dia 21 de outubro após ser convocada duas vezes e faltar aos depoimentos

Elizeu da Paz foi considerado pelo delegado do 19º DIP, Aldeney Goes, na época à frente do caso, como suspeito de “autoria ou participação” no homicídio de Flávio, e que pode ter usado veículo do executivo municipal no crime. Elizeu era policial militar lotado na Casa Militar da Prefeitura de Manaus e foi exonerado duas semanas após ser preso. A defesa de Elizeu nega a acusação.

Até agora há duas versões para o caso e ambas questionadas pela investigação. Uma apresentada pelo prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), horas após o homicídio e outra apresentada por Mayc Parede, que assumiu o crime e inocentou a todos, incluindo o enteado do tucano.

Leia mais >> Juiz determina que A Crítica tire do ar links do Caso Flávio

Repórter

Caso Flávio



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.