Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020
SOLIDARIEDADE

Casa de apoio a crianças pede ajuda para manter funcionamento em Manaus

Funcionando há seis anos, a Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrantes está precisando de doações para manter as portas abertas. Saiba como ajudar



1231_8D7043F6-A024-4B8A-9FD0-50F4E30B75B7.JPG Foto: Junio Matos
20/08/2019 às 07:17

Há pelo menos três anos, o pequeno Angel Gabriel Theozil, de quatro anos, tem uma rotina diária tão certa quanto à da mãe, a haitiana Damese Israel. Os dois acordam cedo e, antes de Damese ir vender meias e frutas nas ruas do Centro de Manaus, às 7h, ela deixa o Gabriel sob os cuidados das “tias” até 17h30 da tarde na Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrantes São Geraldo, bem ao lado da Igreja São Geraldo, Zona Centro-Sul da cidade. O menino é um dos 32 filhos de imigrantes haitianos e venezuelanos que ficam o dia todo na creche, que no momento está precisando de doações.

De acordo com a coordenadora da Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrantes São Geraldo, Rosana Nascimento, para manter o atendimento às crianças, a Igreja São Geraldo necessita de doações. Ele ressaltou que, desde a fundação da casa de apoio, a população tem sido solidária com o trabalho desenvolvido na creche.



“Há seis anos damos um apoio às famílias de migrantes para que os pais possam se inserir no mercado de trabalho, e para que essas crianças tenham um espaço seguro pra ficar durante o dia. Para isso, precisamos da ajuda de muitas mãos para que esse serviço aconteça. Hoje estamos com uma necessidade muito grande de pacotes de fraldas, leite e material de higiene infantil. Quem quiser pode nos deixar as doações pessoalmente na rua São Geraldo”, disse ela, ressaltando que aqueles que quiserem doar um pouco do seu tempo trabalhando voluntariamente na creche também podem fazer uma visita.

Atendimento

Na creche, são atendidas crianças de seis meses a quatro anos. Muitas delas são filhas de migrantes haitianos e venezuelanos. Elas passam o dia sob os cuidados de sete funcionárias e alguns voluntários. Lá as crianças participam de diversas atividades pedagógicas, recebem refeições e têm atendimento médico e psicológico.

Uma das cuidadoras da casa de apoio, Brenda da Silva trabalha na creche há cinco anos e diz que a lista de espera é grande. “Nós só podemos cuidar de 32 crianças no momento. A procura de pais imigrantes é grande. Se pudéssemos ter mais profissionais para cuidar das crianças, e mais recursos para manter as atividades da casa de apoio, poderíamos receber mais crianças”, disse Brenda.

A instituição

Fundada em junho de 2013, com o apoio da Pastoral do Migrante, a Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrantes São Geraldo se divide em dois ambientes aconchegantes e coloridos. Na primeira sala, duas cuidadoras ficam responsáveis por 16 crianças de seis meses até um ano e meio; outras duas profissionais ficam na segunda sala supervisionando 16 crianças entre dois e quatro anos de idade.

Saiba como ajudar

Quem quiser ajudar financeiramente a Casa de Apoio às Crianças Filhas de Migrantes São Geraldo pode procurar a instituição, que fica bem ao lado Igreja de São Geraldo, no bairro de mesmo nome, ou doar por transferência bancária.

A instituição também aceita doações de materiais. E atualmente está precisando principalmente de pacotes de fraldas, leite e material de higiene infantil. A creche para migrantes aceita ainda o trabalho voluntário.

Para doar qualquer valor por transação bancária, o número da conta é o 2046-2, agência da Caixa Econômica Federal 1549, operação 003. A conta é da Paróquia São Geraldo, cujo número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) é o 04026811003995.

News guilherme 1674 2977771b 6b49 41af 859a ef3c3b62eae8
Repórter do caderno Cidades do jornal A Crítica. Jornalista por formação acadêmica. Já foi revisor de texto de A Crítica por quatro anos e atuou como repórter em diversas assessorias de imprensa e publicações independentes. Também é licenciado em Letras (Língua e Literatura Portuguesa) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.